De 1096 a 1270, expedições foram formadas sob o comando da Igreja, a fim de recuperar Jerusalém (que se encontrava sob domínio dos turcos seldjúcidas) e reunificar o mundo cristão, dividido com a “Cisma do Oriente”. Essas expedições ficaram conhecidas como Cruzadas.
A localização geográfica das expedições das cruzadas de forma geral foram rumo ao Oriente Médio, principalmente na região da Palestina, sendo que a cidade de Jerusalém foi o grande objetivo de todo o movimento militarizado dessas cruzadas.
Foram expedições militares que partiram da Europa, entre os séculos XI e XIII, a fim de combater os muçulmanos no Oriente e retomar a Terra Santa. ... Então, os cruzados partiram da Europa com o objetivo de reconquistar territórios, sobretudo na região da Palestina, tida como Terra Santa para os cristãos na época.
Resposta. Ele utilizava seu conhecido dizer "Deus o quer", oferecendo recompensas como a absolvição de todos os pecados para aqueles que participassem das Cruzadas.
Por ocasião do Concílio de Clermont, o papa Urbano II, que exerceu longo pontificado, entre 1042 a 1099, propõe uma expedição à Terra Santa a fim de libertar o sepulcro de Jesus Cristo das mãos dos muçulmanos. ... Afirmava que a Terra Santa era mais rica que as terras superpopulosas da Europa.
Resposta. Urbano II era um papa esperto e para convencer os europeus a participar de sua Guerra Santa ele apelou tanto para os motivos religiosos como para os instintos mais ambiciosos. Afirmava que a Terra Santa era mais rica que as terras superpopulosas da Europa.
A Primeira Cruzada foi organizada a partir da convocação do papa Urbano II em 1095 e iniciou a série de expedições militares dos países cristãos da Europa Ocidental. Essas expedições tinham como objetivo central fazer a defesa dos locais considerados sagrados da Palestina, contra os muçulmanos, taxados como infiéis.
Resposta: A Primeira Cruzada foi convocada pelo papa Urbano II em 1095, durante o Concílio de Clermont. O papa atendeu a uma solicitação enviada por Aleixo I, imperador Bizantino, que precisava de apoio militar para combater os turcos sejúlcidas na Península da Anatólia.
Resposta: As Cruzadas não alcançaram nenhum objetivo, pois fracassaram militarmente na tentativa de reconquistar Jerusalém, que estava nas mãos dos turcos muçulmanos, portanto não se pode falar em "objetivos" alcançados.
Resposta. Resposta: e) Conquistar terras e riquezas que haviam nesses territórios.
Contudo, as cruzadas provocaram direta ou indiretamente, grandes transformações na sociedade europeia medieval. Elas contribuíram para o enfraquecimento da aristocracia e da servidão e o fortalecimento da burguesia. ... Houve um retrocesso da servidão.
Os ricos e poderosos cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém (Hospitalários) e dos Cavaleiros Templários foram criados pelas Cruzadas. O termo é também usado, por extensão, para descrever, de forma acrítica, qualquer guerra religiosa ou mesmo um movimento político ou moral.