A classificação dos animais permite compreender o processo evolutivo ao longo da história da Terra, identificar quais seres são parentes mais ou menos distantes e, ainda, manter a biodiversidade.
Uma dessas características pode ser a presença de ossos. Os animais vertebrados são aqueles que possuem ossos, formando a coluna vertebral e o esqueleto. Essa estrutura ajuda a proteger os órgãos e permite que esses animais sejam maiores. Eles são divididos em cinco grupos: peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos.
“Nós, os seres humanos, também somos animais. ... Isso nos permite viver em sociedade, de uma forma bem diferente dos outros animais. Quase todas essas características, que nos diferenciam dos outros animais, se relacionam, direta ou indiretamente ao nosso cérebro.
Habitat Natural é a área onde os animais, plantas ou outros organismos vivem na natureza. Ele está muito relacionado a outro importante conceito: o de nichos ecológicos. Ainda que muito confundidos e até mesmo usados como sinônimos, habitat e nicho ecológico possuem conceitos distintos.
Os bois e as vacas domesticados vivem em fazendas e sítios. Na Ásia e na África, existe tanto o gado doméstico quanto o gado selvagem. Na Índia, as pessoas deixam as vacas passear livremente pelas cidades e pelo campo. Isso acontece porque os seguidores da religião chamada hinduísmo acreditam que elas são sagradas.
Os animais carnívoros alimentam-se de carne de outros animais (lobo, leão, raposa…). Os animais herbívoros alimentam-se de plantas (cabras, vacas, burros, coelhos…). Os animais granívoros alimentam-se de grãos (galinhas, pombas, rolas, papagaios, piriquitos, canários…).
Os animais necessitam de energia para desenvolver-se, para movimentar-se, para localizar os seus parceiros e se reproduzirem e para restabelecer-se de doenças ou ferimentos. Pelos alimentos os seres vivos adquirem a energia necessária à sua sobrevivência.