Essas células destacam-se pela ausência de núcleo, por isso, são chamadas de anucleadas. Por causa dessa característica, as hemácias não apresentam capacidade de divisão e morrem em aproximadamente 120 dias.
Olá as hemácias ou glóbulos vermelhos perdem seu núcleo devido , pois são células transportadores de gases, especialmente o oxigênio e o gás carbônico, gases de nossa respiração. Para transportar o oxigênio a hemácia precisa ter um formato que só adquire quando perde seu núcleo, e isso a torna uma célula de vida curta.
As hemácias são produzidas na medula óssea e sua produção (eritropoiese) é estimulada pelo hormônio glicoproteico chamado de eritropoetina. Esse hormônio é produzido após o nascimento principalmente pelos rins, já na fase fetal é produzido no fígado.
Existem aproximadamente 5 milhões de hemácias por milímetro cúbico no sangue de um homem adulto saudável, enquanto na mulher o número é menor, cerca 4,5 milhões.
O que pode ser hematócrito alto Pode ser resultado de um problema da medula óssea (policitemia vera) ou, com maior frequência, a uma compensação de problemas pulmonares (a medula óssea produz mais hemácias para aumentar o transporte de oxigênio para o corpo).
Síndrome de hiperviscosidade (SH) é uma emergência oncológica classicamente conhecida por três características: déficit neurológico, alterações visuais e sangramento de mucosas.
A plasmaférese é um procedimento que tem como objetivo filtrar o sangue, retirando as substâncias que estão presentes no plasma e devolvendo ao organismo o plasma sem as substâncias que estão causando ou dando continuidade à doença.
A macroglobulinemia de Waldenström (MW) é uma doença rara das células B, caracterizada pela produção monoclonal de imunoglobulinas M (IgM). Afeta pessoas idosas, manifesta-se com fadiga, astenia, perda ponderal, sangramento purpúrico, linfoadenomegalia, hepatoesplenomegalia e alterações neurológicas.
A macroglobulinemia de Waldenstrom, também conhecida como linfoma linfoplasmocitário, é um tipo de linfoma não Hodgkin, em que as células cancerígenas produzem grandes quantidades da proteína macroglobulina.
A amiloidose AL é a doença causada por cadeias leves (CL) de imunoglobulina anormais produzidas por plasmócitos clonais na medula óssea. As CL anormais posteriormente sofrem folding incorreto, agregam-se e depositam-se nos tecidos como fibrilhas amiloides.
Linfoma linfoplasmocítico (Macroglobulinemia de Waldenstron). Este tipo não é comum e representa apenas de 1% a 2% dos linfomas, suas células são pequenas e encontram-se principalmente na medula óssea, linfonodos e baço. Leucemia de células pilosas. Apesar do nome, ocasionalmente é considerado como um tipo de linfoma.
O linfoma linfocítico de pequenas células (LLPC) é considerado uma variante tumoral da leucemia linfocítica crônica e, por conseguinte, a mesma doença.