Além de dividir a quadra para que o jogador que for atacar do fundo (defesa), não seja confundido com o da frente (ataque) na hora de atacar, pois quem vem do fundo para atacar, não pode pisar na linha dos três metros.
A quadra de jogo é demarcada por linhas: a linha central, que divide a quadra, as linhas laterais e linhas de fundo, que indicam os limites da quadra de jogo, e as linhas de ataque, que marcam a distância de três metros da linha central nas duas direções.
Sistemas táticos do voleibol
A Linha dos 3 Pontos é uma linha em formato de arco presente na quadra de basquetebol designada para um arremesso de três pontos. Para valer os 3 pontos, o arremessador tem que estar antes dessa linha. Caso um dos pés toque essa linha, o arremesso é considerado de 2 pontos;.
O líbero não pode sacar, bloquear ou tentar bloquear; O líbero não pode ser capitão da equipe; O líbero não pode fazer um levantamento de toque à frente da linha de 3 metros. Caso isso aconteça, o companheiro de equipe não pode atacar a bola se ela estiver acima da linha da rede.
O libero é unico jogador(a) que deve possuir um uniforme diferenciado com os demais com uma cor diferente ou algo parecido,pois esse é unico jogador que tem como função principal que é defender bolas como um goleiro de futebol.
No vôlei o líbero e um atleta especializado nos fundamentos que são realizados com mais frequência no fundo da quadra isto é , recepção e defesa , Esta função foi introduzida Pela FIVB em 1998 , com o propósito de permitir disputas mais longas de pontos e tornar o jogo deste modo mais atraente para o público .
1. [Brasil] [ Futebol ] Jogador recuado que actua na defesa ou no meio-campo , com liberdade de manobra para defender ou, ocasionalmente, atacar. 2. [ Desporto ] No voleibol, jogador que actua no fundo do campo , e que é especializado nos fundamentos de recepção e de defesa.
O jogador na posição 1 é o responsável por sacar e ele deve se manter dentro da área delimitada até golpear a bola. Caso ele pise na linha ou invada a quadra antes de terminar o movimento do saque, o mesmo é invalidado e o time adversário ganha automaticamente o ponto.