Servir como uma barreira de proteção do organismo; Absorção de raios ultravioletas provenientes da radiação solar; Evitar a perda de água; Promover a sensação de tato.
Várias substâncias são capazes de atravessar a pele, as substâncias que possuem solubilidade em gordura possuem imensa facilidade de penetração. Essa ação que acontece na pele é chamada de absorção cutânea.
A penetração pode ser chamada também de absorção cutânea. Permeação: se trata de um ativo cosmético que consegue agir em mais camadas, chegando até a derme, mas no entanto, não alcança os vasos sanguíneos. A permeação pode ser chamada também de absorção transcutânea.
Após o estrato córneo, está o estrato lúcido. Em locais onde a pele é mais fina, pouco espessada, não é possível verificar essa camada. Essa região detém células mortas ou em fase de degeneração. Geralmente, essas células são anucleadas e achatadas.
Segundo Leonardi (2004), "penetração (ou absorção) é um termo utilizado para designar produtos que possuem ação tópica, enquanto permeação cutânea (ou absorção transcutânea) se refere a produtos de ação sistêmica, como os transdérmicos".
Formas possíveis de penetrar a camada córnea da pele
Significado de Permeação substantivo feminino Ação ou efeito de permear (passar por entre).
Por definição, um promotor químico de penetração cutânea aumenta a permeabilidade da pele por induzir reversivelmente um dano ou uma alteração físico-química no estrato córneo, com a finalidade de reduzir sua resistência à difusão.
A absorção cutânea pressupõe assim a penetração duma substância do meio exterior, através da pele, para o interior do organismo. Mas esta absorção depende não só da natureza das substâncias que pretendemos introduzir no organismo, como também do suporte em que vão dissolvidas.
Além disso, a permeabilidade da pele pode ser influenciada por inúmeros fatores fisiológicos, como a idade, etnia, local anatómico, sexo e algumas patologias, e a administração de fármacos por esta via pode gerar irritação ou sensibilização cutânea.
Eles podem armazenar substâncias hidrossolúveis em seu interior e substâncias lipofílicas e anfifílicas em suas membranas, e devido à sua estrutura de bicamada, semelhante à estrutura das membranas celulares, são capazes de interagir profundamente com as células da pele [1], favorecendo a permeação dos ativos.
A hidratação adequada desta camada faz com que as células fiquem mais maleáveis e menos aderidas umas às outras, proporcionando um maior espaçamento entre elas e permitindo que as moléculas atravessem mais facilmente. A pele é como um muro de tijolos.
Somados a estes fatores, relacionados à composição estrutural da pele, a permeação de substâncias ativas na pele pode ser afetada por alterações fisiológicas ou patológicas do órgão, como: espessura, temperatura, grau de hidratação, limpeza da pele, fluxo sanguíneo, concentração de lipídios, número de folículos pilosos ...