EQST

Quais So Os Requisitos Para A Decretaço Da Falncia?

Quais são os requisitos para a decretação da falência?

Para que seja aberto o processo de falência é necessário o cumprimento de três requisitos: a condição de empresário, a insolvência e a decretação judicial. (Fazzio, 2008, p. 267). De tal modo, a legitimidade ativa para requerer a falência poderá ser exercida, conforme o art.

Quais os requisitos necessários para requerer a recuperação especial?

Poderá requerer o benefício da recuperação judicial o empresário devedor que exerça regularmente as suas atividades há mais de 02 anos, além de atender aos seguintes requisitos: (i) não ser falido e, se o foi, estejam declaradas extintas, por sentença transitada em julgado, a responsabilidade daí decorrentes; (ii) não ...

Quais são os requisitos para requerer a recuperação judicial?

Apenas empresários, sociedades e companhias aéreas podem pedir recuperação judicial. Não se enquadram em empresas que podem solicitar a recuperação judicial: empresas públicas; ... sociedades de capitalização e equiparadas.

O que é pedir recuperação judicial?

A ideia da recuperação judicial é tentar um acordo entre a empresa em crise e todos os credores dela (pessoas e empresas que têm algo a receber).

Como proceder quando a empresa está em recuperação judicial?

A recuperação judicial de uma empresa é um meio utilizado para evitar a falência dela, ou seja, ao invés de pedir falência pede-se a recuperação, que como o próprio nome já diz é uma tentativa de recuperar aquela atividade evitando o fechamento e as consequentes demissões e não pagamento dos credores.

Qual o foro competente para interposição do pedido de recuperação judicial?

A competência para os processos de falência, de recuperação judicial e homologação de recuperação extrajudicial, bem como para seus incidentes, é do juízo do principal estabelecimento do devedor (LF, art. 3.º).

O que é juízo universal da recuperação judicial?

Conforme precedentes do STJ, o crédito contra empresa sob recuperação judicial fica submetido ao juízo universal desde que o fato que o gerou tenha ocorrido antes do pedido de processamento deste tipo de reunião judicial de credores, não importando se a sentença que liquidou tal valor tenha sido prolatada, ou ...