1. a) Segundo o dicionário, a expressão "de feição" tem sentido de "de modo favorável", "propício", "adequado". Ou seja, o vento estava forte e favorecia a navegação.
Resposta. significa dar atenção as fofocas.
Significado de Arrebatar verbo transitivo direto e bitransitivo Retirar, tirar de um lugar com violência; arrancar: arrebatou-lhe a arma. Mandar pelos ares: a chuva arrebatou árvores e casas.
Significado de Galgo substantivo masculino Cão pernalto e esguio, próprio para a caça de lebres, bem mais rápido que os cães domésticos, com pelo curto, corpo aerodinâmico, com o focinho pontudo, costas arqueadas, cintura fina e pernas longas e fortes.
“Diana” é personagem famosa na Mitologia. Galgos são cães. O autor utilizou um exemplo com ideias de seu tempo, em que se invocava a Mitologia e suas personagens como elementos de comparação. A comparação é feita entre a agilidade dos dedos da costureira e os cães de Diana.
O termo "mucama" — usado para definir mulheres negras escravizadas que ajudavam "nos serviços caseiros, para acompanhar pessoas da família ou para servir de ama de leite; camba", como define o dicionário Michaelis — foi usado pelos administradores do perfil de Babu Santana, participante do BBB, que é negro, em um texto ...
Significado de Apólogo substantivo masculino Narrativa que, geralmente em prosa ou verso, traz consigo uma lição moral, sendo os personagens seres inanimados, animais ou objetos que dialogam como humanos.
Resposta: Apólogo é uma narrativa que busca ilustrar lições de sabedoria ou ética, através do uso de personagens inanimados com personalidades diversas. Explicação: Servem como exemplos os clássicos apólogos de Esopo e de La Fontaine.
O apólogo é um texto narrativo dramático de curto tamanho que apresenta histórias fantásticas, vividas por personagens inanimados (elementos sem vida na realidade), com intuito de apresentar uma “lição de moral” ou uma “conduta de comportamento”.
O Apólogo é um gênero alegórico em que os personagens são animais, plantas, objetos ou até partes do corpo humano, trazendo um ensinamento de vida por meio de situações semelhantes às reais.
As personagens principais são antagonistas – uma em relação à outra, pois se opõem a todo instante, discutindo por vaidade, por orgulho. E os demais personagens são secundários, o alfinete, o professor de melancolia, a costureira, a baronesa e a modista, pois não são tão destacados quanto a linha e a agulha.
Diferente da fábula e parábola, o texto apólogo é classificado como um texto alegórico caracterizado pelos personagens serem seres inanimados. Porém o intuito desse texto é o mesmo, transmitir uma lição de vida através de situações análogas às reais, porém vividas geralmente por seres que não são vivos.
Resposta. Apólogo (por que o texto foi intitulado "Um apólogo"?) Por conter objetos inanimados, que ganham vida e apresentam características semelhantes a dos seres humanos, além da representação de uma lição de moral. ... Personificação (Retire do texto alguns exemplos.)
Participar de uma discussão oral sobre o tema, emitindo e ouvindo opiniões. Realizar a leitura de uma fábula, identificando as características próprias do gênero. Interpretar a moral contida numa fábula. Ler e interpretar fábulas, sobre o mesmo tema, recontada de diversas maneiras.
Articule a lição.