O objetivo da determinação da curva reversa de Hollenback é proporcionar uma restauração de amálgama em 90°, tendo em vista que o amálgama apresenta uma baixa resistência à tração.
Qual a importância de confeccionar a curva reversa de Hollenback em um preparo cavitário? Possibilitar melhor contorno anatômico. Permitir relação de contato proximal. Evitar excesso de material a nível gengival.
Consiste na remoção de esmalte sem apoio dentinário, com a finalidade de expor o processo patológico, facilitando sua visualização e, dessa forma, permitir a instrumentação das fases subsequentes.
PREPARO PARA CAVIDADE CLASSE I – SIMPLES Abertura Forma-se uma canaleta apenas em esmalte apenas no sulco central, com broca esférica. Forma de contorno e resistência A largura (istmo) deve ser de ¼ da distância entre os vértices das cúspides vestibular e lingual.
A técnica de restauração mista ou técnica do sanduíche em cavidades de classe V, com margem cervical localizada em cemento, consiste em: A. Proteção das paredes axial e gengival com cimento de hidróxido de cálcio e restauração da cavidade com resina composta.
As pesquisas científicas atuais sobre quanto tempo dura a faceta de resina apontam, indiretamente, para uma duração média de 2,5 anos a 3,5 anos do procedimento. Isto não significa, entretanto, que passados este período será preciso refazer o seu tratamento.
Em média, o intervalo entre a segunda e terceira consulta é de 20 dias, e entre a terceira e quarta é de 15 a 30 dias.
Elas funcionam como capas protetoras para uniformizar o tamanho dos dentes e reparar eventuais desgastes ou quebras anatômicas. Os materiais que compõem as facetas podem ser tanto de porcelana ou resina. É preciso entender que a aplicação das facetas vai muito além do efeito estético.