O Quinhentismo representa a primeira manifestação literária no Brasil que também ficou conhecida como "literatura de informação". É um período literário que reúne relatos de viagem com características informativas e descritivas.
A literatura de catequese se tratava da conversão dos índios para a cultura do homem branco. ... A literatura de catequese vigorou do ano de 1549 até o ano de 1601. E todos os padres jesuítas, que eram membros da “Companhia de Jesus”, tinha a missão de converter os índios ao Cristianismo.
A principal preocupação dos jesuítas era o trabalho de catequese, objetivo que determinou toda a sua produção literária, tanto na poesia como no teatro.
A Literatura de Catequese, também chamada de Literatura dos Jesuítas, representou uma categoria de textos elaborados durante o movimento literário quinhentista. ... Eles eram membros religiosos da “Companhia de Jesus” enviados durante o período colonial com o intuito principal de catequizar os índios.
Literatura de informação é um segmento do Quinhentismo, o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, logo após a chegada dos colonizadores portugueses. Possui esse nome pois seu principal objetivo era informar o que ocorria na colônia portuguesa. ... A literatura de informação teve seu fim no começo do século XVII.
Conjunto de textos escritos antes do descobrimento do Brasil A Literatura da Informação, também conhecida como literatura dos viajantes ou dos cronistas, se refere aos documentos, aos relatórios e às cartas que levantavam informações relevantes sobre a nova terra que estava sendo descoberta, o Brasil.
A Literatura de Informação corresponde aos textos de viagens escritos em prosa e fazem parte do primeiro movimento literário do Brasil: o Quinhentismo (1500-1601). Recebem esse nome pois são textos de caráter informativo os quais eram escritos com o intuito informar sobre as novas terras descobertas.
A Literatura Jesuítica foi elaborada exclusivamente pelos jesuítas que chegaram ao Brasil com a missão de evangelizar os índios de acordo com os preceitos do Cristianismo.
LITERATURA *São identificados como literatura de informação: a) Os textos coloniais em que viajantes e missionários europeus retratam a natureza e o homem de nossa terra.
Carta de Caminha
“Chama-se Cantiga da Ribeirinha e foi escrito por Paio Soares de Taveirós para sua amada Maria Ribeira”, conta Benilde Cianato, professora de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo.
Conhecida como o primeiro documento de valor histórico do Brasil, “A Carta de Pero Vaz de Caminha” também é considerada o primeiro texto literário do nosso país. A carta em questão foi redigida em forma de diário por Pero Vaz de Caminha, escrivão de Pedro Álvares Cabral, com o objetivo de contar ao rei D.
algumas ocorrências da viagem, o encontro com os nativos, descrição da terra encontrada, oportunidades de exploração dos recursos e a introdução do cristianismo. estes são os temas tratados .
A Carta de Pero Vaz de Caminha é o principal relato da “descoberta do Brasil” pelo navegador português Pedro Álvares Cabral. A carta de Pero Vaz de Caminha é considerada hoje o mais importante documento a respeito do Descobrimento do Brasil. Seu título completo é Carta a el-Rei Manoel sobre o achamento do Brasil.
A carta foi redigida em 1° de maio de 1500 e tinha como finalidade informar ao rei de Portugal Dom Manuel sobre o "descobrimento" do Brasil, e apesar de ter sido escrita no século 16 foi descoberta muitos anos depois no século 18 por Juan Bautista Munoz (1745-1799).
O deslumbramento dos europeus em relação à descoberta do "Novo Mundo" é bem evidente nos registros feitos por Caminha. Na Carta ele descreve suas impressões sobre o território que viria a ser chamado de Brasil. Ele documenta a composição física à primeira vista do território.
Que tipo textual predomina em cada um dos trechos da carta e com qual objetivo eles foram empregados? Nos dois trechos há predominância do tipo descritivo.
a) O objetivo comunicativo do texto 1 é descrever uma pessoa. ... Isso significa que o texto foi escrito por uma pessoa, com a função de descrever uma situação, momento, fato ou notícia.
O objetivo do método comunicativo é criar condições que ajudem na aquisição de um desempenho real numa nova língua através da prática com atividades que simulam uma interação verdadeira sobre tópicos reais e preferencialmente conflituosos.
Objetivo do Texto 2: relatar como é o final da feira. Note que o autor relata como é o final da feira de bairro, mencionando horário, situações e ocorridos. Espero ter ajudado!
O propósito comunicativo compreende o elemento que garante ao texto a ideia de que gênero este pertence. Isto é, trata-se primeiramente das seguintes questões: qual a finalidade de tal estrita? E assim, entender para quem será escrito e destinada tal obra.