O Gervão é uma planta medicinal que aparece em abundância no Brasil, da caatinga ao cerrado. O Gervão também é conhecido como gervão-roxo, gervão-azul, chá-do-brasil, verônica, entre outros. Seu porte é herbácea e pode atingir até 80cm de altura. Essa planta faz parte da farmacopeia indígena brasileira há muito tempo.
O chá de gervão é feito assim: em 500 ml de água fervida coloque duas colheres de sopa de folhas e flores de gervão fresco. Se usar o gervão seco, ponha a metade da quantidade de erva. Deixe em infusão, coberto, por 10 minutos depois do que, coe e tome uma a três xícaras por dia.
O chá de gervão, planta de flores azuis também conhecida como gervão-roxo, orgibão e rinchão, é uma bebida utilizada na medicina popular para auxiliar no tratamento de dores abdominais e de estômago, febres e prisão de ventre. Também é um eficaz diurético e um tônico estimulante.
O chá de gervão é feito assim: em 500 ml de água fervida coloque duas colheres de sopa de folhas e flores de gervão fresco. Se usar o gervão seco, ponha a metade da quantidade de erva. Deixe em infusão, coberto, por 10 minutos depois do que, coe e tome uma a três xícaras por dia.
Mentrasto: para que serve, como usar e contraindicações. O mentrasto, também conhecido como catinga de bode e picão-roxo, é uma planta medicinal que possui propriedades anti-reumáticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes, sendo muito eficaz no tratamento de dores articulares, principalmente relacionadas com a artrose.
- Cultivo: propaga-se por sementes, semeadas a lanço, no local definitivo ou em sementeiras. Prefere luz plena ou meia sombra. Pode ser plantada durante todo o ano, principalmente, na primavera.
A Hypericum perforatum, mais conhecida como erva-de-são-joão, é uma planta medicinal que possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes e também antidepressivas. Existem alguns antidepressivos à base da erva que podem ser úteis nos tratamentos de casos de depressão leve ou moderada.
Mentrasto
Cólicas menstruais (infusão): 1 xícara de cafezinho da planta seca picada em 1/2 litro de água, tomar 1 xícara de chá de 4 em 4 horas. Reumatismo/artrose (tintura): 1 xícara de cafezinho da planta fresca para 5 xícaras de álcool, tomar 10 gotas em água 2 vezes ao dia (cólicas) ou aplicar em massagens locais.
Para evitar problemas gástricos, as cápsulas devem ser ingeridas, preferencialmente, depois das refeições. Geralmente, os sintomas comuns da depressão como cansaço e tristeza, começam a melhorar entre 3 a 4 semanas depois do início do tratamento com as cápsulas.
O cipó São João possui propriedades tônicas e antidiarreicas. É utilizado para desarranjos estomacais, fraquezas em geral e manchas na pele, geralmente ocasionadas por vitiligo e leucoderma.
O banho consiste em uma mistura de ervas cheirosas. “O banho serve para abrir os caminhos, para a sorte, felicidade, prosperidade”, conta Socorro Loura, erveira. Dona Coló, uma das erveiras mais tradicionais do mercado, conta o que é preciso para fazer o banho cheiroso de São João.
Reações adversas e efeitos colaterais do Hipérico A administração dos extratos do Hipérico é geralmente bem tolerada nas doses recomendadas. Pacientes sensíveis podem apresentar irritações gastrointestinais, reações alérgicas, fadiga, agitação e aumento da sensibilidade da pele à luz solar ou aos raios ultravioletas.
Fazer um banho de cheiro é um processo terapêutico Sim, enxaguar e deixar ficar essa água esverdeada, com seus óleos naturais e odores peculiares. Mas, o bom dos banhos de ervas é que todo o processo requerido para você fazer o seu próprio banho, já é terapêutico por si só.
Os efeitos do Hipérico podem levar até 4 semanas para serem sentidos. A Erva de São João também pode ser encontrada na forma de cápsulas padronizadas contendo de extrato de Hipericum perforatum.
Para que serve passiflora? A planta é utilizada como um calmante natural, para aliviar os sintomas da ansiedade. Além disso, ameniza insônia, sintomas da menopausa e inflamações. Esse uso se dá graças à grande presença de saparinas, substância que age no sistema central e ajuda a criar a sensação de relaxamento.
Possíveis efeitos colaterais
Seu nome científico é Cimicifuga Racemosa. Esta planta apresenta propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e que ajudam a regular o ciclo menstrual e aliviar os sintomas de TPM e da menopausa. Ela pode ser consumida na forma de chá, tintura, comprimidos ou gotas.
Ginseng, chá verde, camomila e dong quai são alguns chás que podem ajudar no alívio dos sintomas da menopausa. Chás para menopausa podem servir de alternativa ou complemento às outras formas de terapias para alívio dos sintomas da menopausa, fase natural da vida de qualquer mulher.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE CIMICIFUGA? - Promove equilíbrio hormonal; - Ação anti-inflamatória e hipotensora; - Combate os calores, depressão, insônia e cólicas; - Cuida do reumatismo muscular e da artrite reumatoide.
Cimicifuga racemosa, para o que é indicado e para o que serve? Este medicamento é destinado ao alívio dos sintomas da pré e pós-menopausa, como rubor, ondas de calor, suor excessivo, palpitações e alterações depressivas de humor e do sono.
Reações adversas e efeitos colaterais do Cimicifuga racemosa Este medicamento pode causar distúrbios gastrintestinais, dor de cabeça, peso nas pernas e tontura.
Os efeitos começam por volta de 20 dias.
Os principais benefícios das isoflavonas são:
Estudos mostram que Isoflavonas aumentam a quantidade de cálcio retida nos ossos e assim previne contra a osteoporose. Como usar? Utilizado de 40 a 160mg/dia. Após duas semanas de tratamento, diminuir a dose de forma gradativa até se atingir a dose mínima eficaz, que suprima os sintomas da menopausa.
AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTOBuona (Glycine max (L.) Merr.) é um medicamento fitoterápico, derivado da soja, tendo as isoflavonas como componentes ativos, destinado ao alívio dos sintomas do climatério , visando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da mulher neste período.