O gênero textual carta do leitor serve para quando uma pessoa deseja expressar sua opinião ou seu posicionamento crítico a respeito de algum assunto relevante no momento. Esse gênero se enquadra como um exercício de cidadania e pode ser direcionado tanto a jornais como às revistas de diversos segmentos.
A carta é um tipo de texto utilizado entre as pessoas com o objetivo de corresponderem entre si, contando as novidades, trocando informações, enviando e recebendo notícias de familiares e amigos.
Documento formal, que pode seguir formatos e regras específicas que variam caso a caso. Cuidados com a linguagem, correção ortográfica e gramatical. Identificação clara do destinatário e do tipo de ofício. Clareza e concisão na demanda ou comunicado.
Aquele que reclama forma preestabelecida na lei, sem a qual não terá valor probante.
Nas restantes situações, entre as quais a correspondência, mesmo formal, a fórmula consagrada consiste na indicação do local de emissão, separado da data por uma vírgula, escrevendo-se primeiro o dia, depois o mês e, por fim, o ano, sendo estes elementos ligados pela preposição de (por exemplo: «Lisboa, 23 de Abril de ...