3. Um protocolo de rede é uma especificação de uma série de regras que regem a comunicação. O termo "pilha" é utilizado porque os protocolos de uma camada normalmente interagem somente com os protocolos das camadas imediatamente superior e inferior. ...
Comparação com o modelo OSI
O ARP (Address Resolution Protocol, Protocolo de Resolução de Endereço) é o responsável por aprender qual é o endereço MAC (isto é, o endereço físico) de um computador que tem um dado endereço IP e o RARP (Reverse Address Resolution Protocol, Protocolo de Resolução de Endereço Reverso) faz o contrário: ele é o ...
Reverse Address Resolution Protocol (RARP) ou Protocolo de Resolução Reversa de Endereços associa um endereço MAC conhecido a um endereço IP. Permite que os dispositivos de rede encapsulem os dados antes de enviá-los à rede.
O cache ARP (ou Tabela ARP) é uma estrutura que mantém os mais recentes mapeamentos de endereços IP em endereços físicos. ) de B. O mapeamento endereço IP x endereço físico residirá no cache por um certo período.
Como os roteadores encaminham os dados O trabalho do roteador é conectar as redes na empresa e gerenciar o tráfego nessas redes. Os roteadores normalmente têm pelo menos duas placas de interface de rede, ou NICs, que permitem que eles se conectem a outras redes.
O Address Resolution Protocol (ARP) é um protocolo que trace um endereço de protocolo do Internet a um MAC address que seja reconhecido na rede local. O ARP é usado para manter-se a par de todos os dispositivos que são diretamente sub-redes IP conectado do interruptor.
4 – copy running-config startup-config Os roteadores e switches Cisco não gravam automaticamente configurações ou alterações realizadas em uma memória permanente, portanto se você alterar algo na config e não salvar o roteador perde toda a informação caso reinicializado ou desligado.
Os roteadores têm tanto interfaces para LANs como para WANs. As duas principais funções de um roteador são: • Determinação do melhor caminho; Comutação de pacotes para a interface correta. ... Seleção do melhor caminho; • Roteamento dinâmico ou estático; • Comutação.
O comando show running-config exibe a configuração atual que está na memória volátil do dispositivo e em execução. O comando show startup-config exibe a configuração salva na memória NVRAM e que será solicitada quando o dispositivo for iniciado.
No dispositivo Cisco, a memória RAM é dividida logicamente em memória principal de processamento e memória compartilhada de entrada e saída. A memória compartilhada de entrada e saída tem como característica, a sua utilização pelas interfaces de rede para armazenamento temporário dos pacotes.
No switch Cisco, você tem que entrar na interface VLAN correspondente aos clientes e usar o comando "ip helper-address ".