10 passos para implantar uma cultura de diversidade na empresa
Podemos entender a diversidade nas empresas como um ambiente que acolhe uma pluralidade de perfis comportamentais, sociais e culturais distintos, que pode envolver raça, religião, capacidade física, idade, gênero, estado civil, conceitos ideológicos, entre outros.
Nas empresas, corresponde a um princípio que passa por seus valores e cultura, enxergando as diferenças das pessoas como um ponto que reúne vantagens para todos. Quando falamos de inclusão, agregamos o respeito e a valorização dessas características individuais e únicas.
A diversidade no ambiente de trabalho é fundamental para a aprendizagem sobre o respeito e a tolerância. Mas ela também favorece os processos, melhorando a interação da equipe, aumentando a qualidade de vida e estimulando a aceitação entre os colegas.
A discussão sobre diversidade da força de trabalho fundamenta-se, no limite, nas diferentes identidades sociais, as quais podem ser visíveis (gênero, etnia, deficiência física), ou invisíveis (religião, doenças crônicas, orientação sexual).
Vivemos em um país de dimensões continentais e muita pluralidade cultural. Por isso, é importante que as crianças aprendam, desde cedo, a respeitar as diferenças e a reconhecer saberes e costumes distintos dos seus. Valorizar a pluralidade é fundamental para evitar que as crianças desenvolvam preconceitos.
Valorização das diferenças é chave para novo tempo da educação na escola. A educação contemporânea não pode estigmatizar ou excluir as diferenças, mas tratá-las como valores positivos e cruciais para todo o processo de aprendizado e vivência dos alunos.