Um disjuntor curva C possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal, podemos dar como exemplo um disjuntor de 30 A, que atuaria a uma corrente entre 150A e 300A.
São indicados para circuitos que não podemos ter grandes sobre correntes, como máquinas e equipamentos hospitalares, industriais ou datacenter. A curva do tipo K evita disparos por correntes de pico de até 8xIn, também muito sensível, a curva K oferece proteção para elementos que seriam danificados por sobrecorrente.
Curva de disjuntores
Os disjuntores de curva C são usado onde se espera uma curto circuito de intensidade média e onde a demanda de corrente para partida de equipamentos é mediana, normalmente cargas indutivas, como motores, sistemas de comando e controle, circuitos de iluminação em geral e ligação de bobinas.
A norma de proteção NBR 5410 e NBR 5459-ABNT estabelecem que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal, já os de curva C atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal e, por fim, os disjuntores de curva D devem responder para correntes entre ...
B: eles são indicados para cargas resistivas com uma pequena corrente de partida, como os aquecedores elétricos, lâmpadas incandescentes e os fornos elétricos. C: eles são indicados para as cargas que possuem uma corrente média de partida, como os motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e as máquinas de lavar roupas.
Caso escolha um o disjuntor DIN para utilizar no chuveiro elétrico, deve ser usar um disjuntor com corrente elétrica correta para chuveiro ligado ao disjuntor e que tenha a curva B, a curva ficar descrita ao lado da corrente nominal do disjuntor. Aonde a curva ficar descrita, lado da corrente nominal do disjuntor.
As curvas de disjuntores são definidas de acordo com a utilização, sendo o disjuntor geral sempre com a curva maior entre os disjuntores! No caso do nosso exemplo, como há disjuntores curvas B e C, o disjuntor de maior curva deve ser usado, e a maior curva é a C.
63A
Dividindo a potência de 10.
Disjuntores de curva C são apropriados para cargas indutivas. Motores elétricos em geral, lâmpadas fluorescentes, máquinas de lavar roupas e outros tipos de máquinas utilizadas em residências estão neste time.
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.
Como saber se a tomada é 110 ou 220V? O uso de caneta detectora de tensão, chave detectora de tensão e multímetros auxiliam para saber a voltagem da tomada.
6 Respostas. Boa tarde, a eletropaulo exige disjuntor bipolar ou tripolar de 60A, isso para padrão de entrada, para dentro de casa vc contrata um eletrecista formado que ele saberá distribuir o quadro interno conforme a quantidade usada em sua residência.
O correto é fazer uma planta baixa, de todos os cômodos incluindo a garagem, para o chuveiro usar fio cabinho de 6,0 milímetros, o disjuntor (bipolar) depende da potencia do seu chuveiro, pode ser de 32 A ou 40 A, para o portão de usar cabinho de 4,0 milímetros disjuntor (bipolar) de 25 A, para tomadas usar cabinho de ...
O padrao monofasico normalmente liga no maximo disjuntor de 70 cabo 16.... No manual do chuveiro 5500 pede cabo 10 disjuntor de 50.
Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².
A maioria das geladeiras usa entre 500 e 750 watts quando ligada. Com uma corrente de 110 volts, um aparelho de 750 watts exigirá 6,8 amperes para funcionar.
Resposta. Aguenta 220 volts, que são 4.
o dieal, no caso de sua cozinha, seria vc distribuir circuitos separados para alguns equipamentos de maior potência com micro ondas e fornos elétricos por exemplo. Com o cabo de 4mm² o seu disjuntor não pode ser superior a 25A, eu sugiro o uso de disjuntores de 20A nos dois casos , sendo o da cozinha curva C.
Para a cozinha, a Norma ABNT NBR5410 define que é importante ter uma tomada para cada 3,5 m. Além de saber o número de tomadas, é importante saber onde colocar as tomadas e interruptores para que eles atendam suas necessidades.
Descobrir a corrente do circuito a ser dimensionado 2 – Sabendo a potência em VA para o circuito trifásico, seguimos a seguinte equação: I(A) = P(VA) / (V*raiz(3)) onde V é a tensão fase-fase do seu estado, por exemplo, caso sua tensão for 127/220V, teríamos a equação no denominador [220*raiz(3)].
Para especificar um DPS deve-se inciar pela classe do DPS, I,II ou III. Isso depende do tipo de edifício que estamos trabalhando e se há ou não SPDA instalado. Após isso, se escolhe a tensão do DPS, não confundir com a tensao da rede. É necessário informar se a corrente do DPS é nominal ou máxima.
O DPS classe II é destinado a proteção contra surtos elétricos ocasionados por descargas atmosféricas indiretas, ou seja, caem próximo à edificação ou as linhas de transmissão de energia ou dados. ... Classe I: os DPS Classe I permitem eliminar os efeitos diretos causados pelas descargas atmosféricas.
CLAMPER
DPS Classe I. Esse dispositivo de proteção contra surto se caracteriza por sua capacidade de suportar correntes impulsivas com formas de onda de 10/350 µs, que simulam o impacto direto de correntes de descargas atmosféricas naturais. ...