“Herança autossômica dominante” é uma expressão que quer dizer que uma certa doença aparece em todas as gerações de uma família, até onde as pessoas podem se recordar.
É autossômica porque ocorre em um cromossomo que não é responsável pela determinação do sexo do bebê. As doenças autossômicas atingem meninos e meninas na mesma proporção. É recessiva porque é necessário para desenvolver a doença, ter herdado uma cópia do gene defeituoso de cada um dos pais.
Uma doença autossômica recessiva é caracterizada por atingir homens e mulheres na mesma proporção e induzida pelo gene recessivo originado do cruzamento dos pais do indivíduo.
Ser portador significa que não se tem a doença, mas que se tem a cópia de um gene afectado num dos pares de genes. São exemplos de doenças autossómicas recessivas a fenilcetonúria, a fibrose cística e a anemia das células falciformes.
Por exemplo, se você tem olhos azuis, sabe-se que você é "a" "a" , homozigoto. Agora, se você tiver olhos castanhos mas sua mãe tiver olhos azuis e seu pais olhos castanhos, sabe-se que você tem um gene "a" da sua mãe e um gene "A" do seu pai, portanto é heterozigoto.
Resposta. Como a característica cor “amarela” apareceu em maior quantidade nos resultados, Mendel a chamou de característica dominante. Já a característica de cor “verde” não apareceu na geração F1, como um recesso, então ela foi chamada de recessiva.
Resposta. O alelo dominante é aquele que sempre se manifesta em uma característica ele domina , cobrindo os genes recessivos , e são sempre representados por letra MAIÚSCULAS.
A expressão enrolar a língua faz referência à capacidade que algumas pessoas têm de enrolar a língua em forma de "U". Tal capacidade seria condicionada por um alelo dominante e, assim, apenas os homozigóticos recessivos são incapazes de enrolar a própria língua.
A) Tente franzir profundamente.
Ainda de acordo com os estudos desenvolvidos sobre o tema, a capacidade de dobrar a língua depende de um par de genes chamado T (gene dominante) e t (gene recessivo). Todos nós temos estes dois genes – um recebido do pai e outro da mãe – mas as variações nas junções dos dois é que armam toda confusão!
A característica é determinada por um gene, abreviado como T, de maneira que os portadores da forma homozigota dominante (TT) enrolam a língua e os recessivos (tt), não. O interessante acontece com quem tem as duas formas do gene, os heterozigotos (Tt): alguns conseguem e outros não.
É importante dar uma primeira fervida, uma escaldada – isso tira o excesso de gordura e o ranço que toda víscera tem. A língua pode ter sido muito manipulada; a escaldada é uma primeira limpeza. Hora de cozinhar, para amolecer a carne e ficar mais fácil de trabalhar com ela.
Movimente a língua dentro da boca da pessoa, por cima ou por baixo da língua dela; faça movimentos suaves e lentos para aumentar o prazer. Para não bater os dentes, incline a cabeça para um lado e feche um pouco os lábios. Se vai praticar sozinho, cutuque suavemente a fruta ou a sua mão com a língua.