O Ponto de Equilíbrio Financeiro é uma prática muito utilizada nas empresas para evitar que elas fiquem no vermelho e correndo o risco de fecharem as portas com grandes prejuízos aos empreendedores, ou ainda, que o negócio vá “se acabando aos poucos”.
Além disso, a aquisição em bancos ou títulos nos gera liquidez, ou seja, maior velocidade de transformar o investimento em dinheiro. Assim, podemos esperar como boa rentabilidade para um negócio no mínimo de 2 a 3 vezes a rentabilidade média de um investimento conservador em um banco.
Para descobrir qual é a rentabilidade de uma empresa, basta dividir o seu lucro em um determinado período de tempo, pelo valor do investimento inicial, ou seja, o valor da empresa atualmente. O resultado obtido, em percentual, equivale à rentabilidade deste negócio no período correspondente.
Ela indica o ganho obtido sobre as vendas realizadas. Já a rentabilidade leva em conta o lucro líquido e o valor investido no produto. Ela sinaliza o retorno sobre o investimento que foi feito na empresa em longo prazo. ... A formação do preço de venda, por exemplo, deve ser baseada na lucratividade que o produto atrairá.
RENTABILIDADE = (LUCRO LÍQUIDO / INVESTIMENTO TOTAL) x 100