boçoroca ou bossoroca Ravina geralmente muito funda, desenvolvida por rápida e acentuada erosão que atinge o lençol freático, podendo ter mais de 10 m de profundidade.
O termo vem do tupi-guarani e significa buraco grande. Por isso, são chamadas voçorocas (ou boçorocas) as grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas. É um tipo de erosão tão acentuado que acaba expondo o lençol freático, isto é, a água que corre debaixo do solo.
Sulcos, ravinas e voçorocas - isto é formação de grandes buracos de erosão causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas - estão presentes em praticamente todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e ...
Torrente de água pluvial que se precipita de lugar elevado; enxurro. 2. Barranco.
Ravina ou barranco é um acidente geográfico produto de erosão pela ação de córregos e enxurradas. As ravinas são normalmente classificadas como de menor escala do que as voçorocas, vales e cânions.
Esse “buraco” recebe o nome de voçoroca, também é conhecido como boçoroca (oriundo do tupi-guarani: ibi-çoroc) e significa terra rasgada. É um dos tipos de erosão causados pelas chuvas, chamado de erosão pluvial. A erosão é um processo, e pode acontecer em três etapas.
substantivo feminino Que se faz a partir da troca de uma coisa por outra; recíproca. Em que há correspondência entre uma parte e outra: paixão mútua.
O que é Reciprocidade: Reciprocidade é um substantivo feminino que significa mutualidade, representando a característica do que é recíproco. Reciprocidade significa dar e receber, por isso, é uma condição essencial para a qualidade das relações entre as pessoas. ... Uma amizade assim não é dotada de reciprocidade.
Confissão mútua. Não comparecimento das partes à audiência de instrução. Havendo confissão ficta mútua das partes, deve ser resolvida a lide considerando o ônus da prova, nos termos dos arts. 818 da CLT e 333, II, do CPC/73, bem como a prova pré-constituída dos autos.
Este ACORDO DE COOPERAÇÃO tem por objetivo formalizar as condições básicas para a realização de ESTÁGIOS DE ESTUDANTES, obrigatório ou não, da INSTITUIÇÃO DE ENSINO junto à UNIDADE CONCEDENTE, de acordo com o projeto pedagógico do curso, entendido o ESTÁGIO como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ...
Termo de colaboração formaliza parceria proposta pela administração pública, envolvendo transferência de recursos financeiros. Termo de fomento formaliza parceria proposta pela organização da sociedade civil, envolvendo transferência de recursos financeiros.
§ 3º A Divisão de Gestão de Acordos de Cooperação prestará o suporte administrativo necessário as atividades do GT - Escritório . § 4º O Comitê Escritório deverá ser acionado com no mínimo 20 (vinte) dias de antecedência e deverá dirimir as dúvidas, bem como auxiliar nas tratativas com o potencial parceiro.
O acordo de cooperação é um instrumento formal utilizado por entes públicos para se estabelecer um vínculo cooperativo ou de parceria entre si ou, ainda, com entidades privadas, que tenham interesses e condições recíprocas ou equivalentes, de modo a realizar um propósito comum, voltado ao interesse público.
Braço do projeto chamado 'INSS Digital', empresas poderão, a partir de uma cordo de cooperação técnica com o instituto, facilitar a vida do trabalhador na hora de solicitar benefícios como aposentadoria, pensão por morte e salário-maternidade. ...
adjetivo [Brasil] Que foi alvo de convênio; que realizou um convênio com (escola, empresa, instituição etc.). substantivo masculino Algo ou alguém que realiza convênio (com). Etimologia (origem da palavra conveniado). Part. de conveniar.
Nas finanças, um contrato a termo ou simplesmente termo é um contrato não padronizado entre duas partes para comprar ou vender um ativo em uma data no futuro a um preço acordado hoje, sendo um tipo de contrato derivativo. Ele é diferente do contrato a vista, que é um acordo para comprar ou vender um ativo hoje.