Uma maneira de analisar se o preparo foi efetivo é observando as fezes. Se estiverem líquidas e quase incolores, a limpeza do intestino está correta. Veja também: A importância da colonoscopia na prevenção do câncer de cólon.
Normalmente as fezes vão para o fundo do vaso sanitário, apesar daquela frase que diz que elas não afundam. Na verdade, quando elas flutuam é que algo pode não estar bem. Às vezes o problema pode ser causado por alterações devido à dieta da pessoa e tende a voltar ao normal.
Nosso DNA veio preparado para nos proteger dessas impurezas. Portanto, é comum você sentir que seu intestino não funciona como deveria porque ele está respondendo de maneira negativa a tantos alimentos que não são naturais.
Se mesmo comendo uma boa quantidade de fibras e gorduras e com o consumo adequado de líquidos a situação não melhorar, pode ser uma boa ideia fazer experimentos com probióticos, como o kefir e o iogurte. Probióticos são bactérias que vivem no nosso intestino e nos ajudam na digestão dos alimentos.
Conheça as 4 doenças mais comuns do intestino
"Entre estes alimentos estão: os gordurosos, como frituras e a carne de porco; os alimentos com alto teor osmótico, como o leite condensado; alimentos com má absorção intestinal e rápida fermentação, como leite e derivados, feijão, repolho e o trigo; algumas frutas, como ameixas e frutas cítricas, além de produtos que ...
Para conseguir controlar os sintomas do cólon irritável é aconselhado evitar, ou retirar da dieta, alimentos como:
Laxantes, como Lactulose ou Sulfato de magnésio, em casos de prisão de ventre para estimular o funcionamento do intestino; Antidepressivos ou ansiolíticos,como Duloxetina ou Amitriptilina, podem ser indicados caso os sintomas da síndrome estejam associados a quadro de depressão ou ansiedade.