Segundo o Instituto Newton C. Braga, o Contator “é um dispositivo eletromecânico com princípio de funcionamento semelhante ao de um relé. Uma bobina, operada por uma baixa tensão contínua ou alternada, move um conjunto de contactos mecânicos que têm as características exigidas para o controle de correntes intensas”.
Alem dos três contatos de força para alimentação do motor, todos eles NA, existe o bloco de contatos auxiliares, utilizados para aumentar a capacidade de automatização no comando a ser executado, sendo possível sua fixação na parte frontal ou lateral do contator.
Qual a diferença entre contator de força (potência) e contator auxiliar? Os contatores de força são equipamentos desenvolvidos para manobra de circuitos de força, cargas resistivas ou indutivas. ... Os contatores auxiliares tem como única função manobrar circuitos de comando, intertravamento e sinalização entre outros.
NA – Normalmente Aberto, ou no inglês, NO – Normally Open; NC – Normalmente Fechado, ou no inglês, NC – Normally Closed; Eu descrevi abaixo da forma mais simples possível as ligações do contato de selo: Na imagem acima, temos dois circuitos: o circuito de potência e o circuito de comando.
Para um botão NO, o evento de sinal ocorre no final do movimento (quando a parte móvel faz contato). Para um botão NC, o evento de sinal ocorre no início do movimento (quando a parte móvel pára de fazer contato).
Contatos de Carga Nota 1 – NO: Normaly Open, ou seja, Normalmente Aberto (NA). Nota 2 – NC: Normaly Closed, ou seja, Normalmente Fechado (NF). Entrada: 1 ou L1, 3 ou L3, 5 ou L5 devem ser ligados na alimentação.
Um contato de selo na verdade é uma prática muito usada em diagramas de comandos elétricos para permitir que um sistema seja capaz de se manter energizado, ou seja… … é uma espécie de condição “OU”, logo, significa que existem dois caminhos alternativos para a alimentação de uma determinada bobina – por exemplo.
O contato de selo basicamente é uma lógica usada em comandos elétricos, que através do intertravamento elétrico de botoeiras pulsadoras, realiza a auto-alimentação do contator no comando elétrico. O contato de selo é feito utilizando os próprios contatos auxiliares do contator!
Para mim um contacto seco é um contacto pelo qual não passa corrente e que aos seu terminais não apresenta tensão! Tenho que ter esta definição devidamente fundamentada com texto credivel.!!!!!!!! Costuma-se chamar contacto seco livre de potencial a um contacto que é comanadado por um rele ou contactor.
PGMs são saídas programáveis para o acionamento de equipamentos elétricos em geral como; Refletores, motores, fechaduras elétricas entre outros... A Saída programável (PGM) pode ser ativada de várias maneiras, dependendo da programação da sua central de alarme. ... Quando o alarme for acionado.
Em comandos elétricos, as botoeiras têm como função estabelecer ou interromper a passagem de corrente elétrica em linhas de um circuito de comando, a partir de um acionamento manual, local ou à distância.
O dispositivo é composto por uma bobina enrolada em torno de um núcleo, contatos e os terminais que receberão os fios. A partir do acionamento da bobina, ela gera um campo eletromagnética que atrai os contatos, que alternam sua posição.
php Página 23 DISPOSITIVOS DE COMANDO São equipamentos de comando elétrico com a finalidade de enviar um sinal elétrico para o acionamento de um equipamento ou interrupção de um circuito de comando, permitindo ou não a passagem da corrente elétrica entre um ou mais pontos de um circuito.
Disjuntor Motor:
Em eletricidade, comandos elétricos ou acionamentos elétricos é uma disciplina que lida com projetos de circuitos elétricos para o acionamento de máquinas elétricas.
Os dispositivos de proteção têm como função essencial proteger os equipamentos contra curtos-circuitos e/ou sobrecargas. Nas situações de curto-circuito, os dispositivos de segurança deverão interromper a passagem de corrente elétrica, minimizando os efeitos térmicos e mecânicos que pode ocasionar nos equipamentos.
São três os principais dispositivos de proteção aplicáveis a instalações prediais: disjuntor termomagnético (DTM), diferencial residual (DR) e dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS).
Conheça os dispositivos de segurança mais utilizados no mercado
Podemos citar como exemplos de geradores elétricos:
Geradores elétricos são dispositivos que convertem vários tipos de energia não elétrica (mecânica, eólica) em energia elétrica. Bateria de carro, turbina eólica e turbina hidráulica.
Geradores químicos: são responsáveis por converter a energia química em energia elétrica para alimentar diferentes equipamentos. Isto é, transformam a energia que é gerada nas diferentes reações químicas em energia elétrica. São exemplos deste tipo de geradores as baterias e as pilhas.