EQST

O Que Um Inseticida Fisiolgico?

O que é um inseticida fisiológico?

Os inseticidas denominados “fisiológi-cos” apresentam modo de ação diferente dos produtos convencionais, atuando em enzi-mas específicas da fase de desenvolvimento de artrópodes. Apresentam baixa toxicidade aos mamíferos e aos inimigos naturais, além de baixa contaminação no ambiente.

Como reverter a intoxicação por organofosforado?

O tratamento das intoxicações por organofosforados baseia-se principalmente no uso da atropina, antídoto sintomático e, com menor freqüência, das oximas, antídotos específicos que reativam as colinesterases.

Como os organofosforados desencadeia a intoxicação?

O mecanismo de ação dos organofosforados se dá principalmente pela inibição enzimática. Os principais alvos de sua atuação tóxica entre as enzimas esterases são a acetilcolinesterase (AChE), nas sinapses químicas e nas membranas dos eritrócitos, e a butirilcolinesterase (BChE) no plasma.

Qual a enzima inibida no caso de intoxicação por organofosforado?

A principal forma de intoxicação por OFs deve-se ao mecanismo de ação básico destes compostos, que se dá pela inibição irreversível da enzima acetilcolinesterase.

Quais os efeitos tóxicos decorrentes da intoxicação aguda por organofosforado?

Como sintomas da intoxicação aguda por inseticidas organofosforados, podem ser descritos suor, salivação, lacrimejamento, fraqueza, tontura, dores e cólicas abdominais, seguidos de vômitos, dificuldade respiratória, colapso, tremores musculares, convulsões e morte(15-16).

Como um inseticida organofosforado pode provocar a morte de um parasito?

Os organofosforados levam à interferência com a transmissão neuromuscular e conseqüente toxicidade para o parasita. Sabe-se que a Acetilcolina (Ach) está envolvida na transmissão neuromuscular dos nematódeos e que a Acetilcolinesterase (AchE) destrói este neurotransmissor.

Quais são as vias de absorção dos organofosforados por que ocorre por essas vias?

Os inseticidas organofosforados e carbamatos são absorvidos pelo organismo, pelas vias oral, respiratória e cutânea. A absorção por via oral ocorre nas intoxicações agudas aciden- tais, nas tentativas de suicídio, sendo, portanto, a principal via implicada nos casos atendi- dos nos serviços de emergência.

Qual o mecanismo de ação dos antiparasitários?

A função dos antiparasitários é: Reduzir ou eliminar o número de ovos nas fezes animais; Eliminar os helmintos; Promover a migração dos vermes dentro do hospedeiro para órgãos onde possam ser destruídos por fagocitose.

Qual a função dos antiparasitários?

A função do antiparasitário é deter e prevenir a infestação de parasitas como as pulgas e os carrapatos, por exemplo. Administrado de forma medicamentosa, evita que os animais de estimação e os de produção agropecuária desenvolvam doenças graves.

O que é um medicamento antiparasitário?

Sendo assim, vermífugo é o nome dado aos medicamentos utilizados no tratamento das verminoses intestinais. O nome correto desses remédios contra vermes é antiparasitários ou anti-helmínticos, pois são medicamentos que agem contra parasitos ou helmintos (Para mais informações, leia: Parasitoses).

Como agem os antiprotozoários?

Agem inibindo as oxidases (enzimas que catalisam reações que envolvem oxigênio) de muitos protozoários, levando-os à morte. Tem absorção rápida e quase completa no intestino delgado, quando administrado por via oral. Indicado para tratamento da amebíase, giardíase, uretrites e vaginites.