São cinco as vogais: a, e, i, o, u. As vogais são fonemas (sons) formados pela passagem de ar vinda dos pulmões, a qual passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. As vogais são representadas graficamente pelas letras A, E, I, O e U.
As vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas são o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa e representam o início da fala e da comunicação humanas.
Exemplos de palavras iniciadas por vogais:
obliquidade, obscureciam, obscurecida, obscuridade, obsequiador, obsequiavam, oiapoquense, oleicultura, oligoquetas, onduladeira, orbiculares, ordem-unida, orquestrais, orquidáceas, orquiopexia, osqueotomia, ouriçamento, ourivesaria, oxirredução.
Como ensinar as vogais?
As cinco vogais são representadas pelas letras A, E, I, O, U, na forma maiúscula, e por a, e, i, o, u, na forma minúscula. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Como já dissemos, as vogais são essenciais para a formação de uma sílaba na Língua Portuguesa.
«O alfabeto é formado por 26 letras, sendo 5 vogais, que são a, e, i, o, u e 21 consoantes, que são b, c, d...
Na língua portuguesa são cinco as letras usadas para representar vogais: A, E, I, O, U. Na maioria das línguas as vogais constituem o que se chama de cume silábico, ou seja, qualquer sílaba tem de possuir uma vogal, quer tenha consoante(s) ou não, sendo essa vogal o segmento fonético pronunciado com maior intensidade.
O objetivo desta atividade educativa é auxiliar, através do lúdico, as crianças em idade pré-escolar durante seu processo de alfabetização e ensinar as vogais de uma maneira rápida, prática e também divertida. Com esta atividade, os alunos aprendem a pronunciar e reconhecer as vogais e, ainda, a identificar as cores.
É um ótimo método que agrega as principais necessidades do processo de aprendizagem. Ajuda a compreender e reproduzir as palavras de forma correta, além de ajudar na memorização. Colocar cartazes em volta da sala de aula com as figuras e escrever nelas suas vogais iniciais é uma ótima ideia.
O ambiente alfabetizador passa a ser especificamente considerado como aquele em que a cultura escrita, mediadora de toda prática de alfabetização, precisa ser reconhecida, problematizada, ou mesmo construída pelos participantes do contexto escolar.