A Resolução Cofen 511/2016 prevê que somente enfermeiros e técnicos de enfermagem atuem nos serviços de hemoterapia, desde que devidamente capacitados.
A hemoterapia estuda o tratamento de doenças utilizando sangue humano. Os elementos figurados do sangue, como hemácias, leucócitos e plaquetas e os órgãos onde eles são produzidos, tudo isso é estudado na hemoterapia.
Transfusionista Pleno – João Pessoa – PB - BV Atividades: Realizar coleta de amostra de sangue; Realizar testes pré transfusionais; Instalação de hemocomponente, entre outras atividades inerentes a função.
Realiza coleta de amostras, processamento, fracionamento e classificação sanguínea, provas de compatibilidade e controle de qualidade de componentes, a fim de possibilitar diagnósticos, liberação de laudos e transfusões.
A hemoterapia no Brasil surgiu por volta de 1930, com a concepção de serviços de transfusão nas clínicas e hospitais de pronto atendimento. As transfusões eram realizadas de uma pessoa para outra sem nenhum tipo exame ou técnica de anticoagulação e preservação do sangue, o chamado “braço a braço”.
Realizadas experimentalmente em animais, a primeira transfusão de sangue é atribuída a Richard Lower em demonstração realizada em Oxford, em 1665.
Na opinião de Souza (2012), devido à elevada incidência de acidentes transfusionais decorrente dos experimentos, as transfusões em 1673 foram proibidas na França e na Inglaterra o que durou 150 anos, tornando-se a primeira crise da medicina transfusional.
A primeira transfusão de sangue coletado e estocado em garrafas de vidro ocorreu durante a guerra civil espanhola, em 1939: um médico da cidade de Toulouse, na França, organiza uma rede de doadores de sangue, simpatizantes da causa dos rebeldes que lutavam contra os fascistas comandados pelo general Franco.
Isso pode gerar uma série de distúrbios: queda brusca da pressão arterial, insuficiência renal, coagulação intravascular disseminada. O paciente começa a sangrar e, em 5% a 10% dos casos, essa reação pode ser fatal. Ou seja, uma transfusão incompatível pode induzir à morte.