Qual o papel dos livros e da leitura que pode ser inferido? Para pensar O ato de ler se contagia e, na maior parte das vezes, sempre há um leitor generoso, acolhedor, disponível que compartilha suas experiências leitoras e abre as portas para o mundo do livro e da leitura.
Então, venha com a gente!
Entendemos a leitura como pilar fundamental para a formação docente e possibilitadora da prática educativa consciente e responsável, pois gera no educador o reflexo de seus atos para além do ensino conceitual como também proporciona aprender hoje para mediar no futuro.
Resumo: A leitura é fonte de construção do saber, por isso, fundamental na educação em qualquer nível. Tendo em vista sua importância no processo de compreensão de mundo, a leitura constitui hoje uma demanda social.
O papel do professor é fundamental no ato de proporcionar conhecimento. Os professores e educadores são importantes para transformar os alunos em leitores críticos. A escola tem papel fundamental no estímulo da leitura. É através dela que, muitas vezes, acontece o primeiro contato com o livro.
A leitura é ferramenta essencial para a prática profissional do docente, por isso o professor precisa revelar-se um leitor que seja referência para seus alunos. Cabe ao professor o papel de desenvolver no aluno o gosto pela leitura através de uma aproximação significativa com os livros.
Estratégia de inferência: permitem captar o que não está dito no texto de forma explícita. A inferência á aquilo que lemos, mas não está escrito. São adivinhações baseadas tanto em pistas dadas pelo próprio texto como em conhecimentos que o leitor possui.