2014. Introdução: o Cisto Ósseo Simples (COS) é classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma lesão não neoplásica relacionada aos ossos, sendo definida como um cisto intraósseo. A causa e a patogênese são incertas e controversas.
O cisto de Baker, também chamado de cisto poplíteo, é uma lesão benigna, caracterizada pelo acúmulo de líquido em uma pequena bolsa que surge atrás do joelho (região poplítea), formando um cisto, que se apresenta como um nódulo abaixo da pele.
Os cistos subcondrais são alterações na cartilagem secundárias à artrose, ou seja, ao desgaste articular. A cartilagem consiste em uma superfície lisa, formada principalmente por matriz e por células denominadas condrócitos.
Algum dia você já notou um pequeno nódulo arredondado nas mãos ou punhos? Pode ser um cisto sinovial. Um tumor benigno que costuma se apresentar em cima de tendões ou articulações. É como uma bolinha mole que aparece geralmente em cima do punho ou em um dos dedos das mãos.
Trata-se de um "buraco" dentro do osso que preenchido por líquido, ou sangue e se desenvolve dentro do osso. Geralmente ocorre em crianças e adultos jovens, podendo ainda estar presente em pacientes que tem artrose.
O cisto ósseo aneurismático é uma lesão óssea benigna, osteolítica, de crescimento geralmente rápido e localmente destrutivo, que pode simular fisiopatologicamente lesões com características malignas1. Trata-se de uma lesão rara, que acomete 1,4 casos para 100.
A esclerose óssea é o aumento da densidade óssea local. O cisto subcondral requer análise do exame, pois, juntamente com a esclerose óssea do teto acetabular pode mostrar degeneração da articulação que podem ser sinais de osteoartrite ou osteoartrose local.
Em termos genéricos, a artrose de quadril nada mais é do que o desgaste ou a perda da cartilagem da articulação.
refere-se a uma alteração do formato e do funcionamento biomecânico do quadril. Nesta situação, ocorre um contato anormal entre o fêmur e o acetábulo. Estas alterações morfológicas- quando associadas à outros fatores - podem levar a uma lesão do labrum acetabular ou da cartilagem de revestimento.
Entre as causas comuns de dor no quadril, estão a tendinite, bursite, inflamação do nervo ciático, artrite, artrose, luxações e fraturas.
Medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, ibuprofeno e naproxeno, por exemplo, podem reduzir o inchaço e a inflamação e aliviar qualquer dor associada à bursite do quadril. Mas lembre-se: nunca utilize medicamentos sem orientação de um médico.