Função metalinguística e função conativa. Função emotiva e função fática. Função fática e função referencial.
A mensagem é centrada nas opiniões, sentimentos e emoções do emissor, sendo um texto completamente subjetivo e pessoal. A ideia de destaque do locutor dá-se pelo emprego da 1ª pessoa do singular, tanto das formas verbais, quanto dos pronomes. É comum a presença de interjeições, reticências e pontos de exclamação.
Código: é o meio pelo qual se passa a mensagem: gestos, figuras, fala, escrita. Canal: é o meio pelo qual a mensagem circula. Contexto: é o meio no qual o receptor e emissor estão inseridos: situação, lugar. A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras.
Uma mensagem, que consiste no próprio texto (verbal ou não) que se transmite. Essa mensagem é transmitida por um canal, isto é, o canal é responsável por veicular a mensagem. São exemplos de canal os suportes que difundem inúmeros gêneros textuais, como: rádio, TV, Internet, jornal, dentre outros.
Canais de comunicação são meios utilizados pelas empresas para contatar e construir um relacionamento com seus clientes. Com os canais de comunicação, empresas e consumidores podem se comunicar por telefone, internet ou mídia física, seja para fins de atendimento, prospecção, divulgação, negociação ou suporte.
Canal – É o meio utilizado para a transmissão da mensagem. O canal deve ser escolhido cuidadosamente para garantir a eficiência e o sucesso da comunicação. O canal pode ser uma revista, jornal, livro, rádio, internet, telefone, TV etc.
A linguagem é, portanto, a base das interações sociais, uma vez que é ela quem viabiliza a comunicação humana, sendo a ferramenta primordial para o desenvolvimento do pensamento e do conhecimento.
Em suma, a linguagem é um instrumento fundamental, pois serve como meio de comunicação e re-organização do pensamento, da memória, da atenção, da percepção, enfim, de todo o processo de constituição da consciência.
A linguagem é o maior recurso que o ser humano possui para alcançar tudo quanto mais deseja na vida. Por isso cada pessoa depende da linguagem para viver em sociedade, pois ela é a base da cultura e dificilmente haveria civilização se não fosse o emprego da linguagem e o poder das palavras.