Trata-se de um tipo de eletroestimulação que utiliza correntes com parâmetros de intensidade na faixa dos microamperes e são de baixa freqüência, podendo apresentar correntes contínuas ou alternadas. É 1000 vezes menos intensa que as eletroterapias convencionais.
O uso da corrente galvânica no combate das estrias tem por objetivo provocar um processo inflamatório agudo no tecido acometido pela estria, para que haja uma regeneração do mesmo.
Efeitos fisiológicos: Aumento da circulação periférica; Nutrição tecidual; Aumento do metabolismo (vasodilatação reflexa); Maior concentração de nutrientes, eletrólitos, anticorpos e leucócitos, favorecendo a reparação tecidual e defesa.
A iontoforese é uma técnica não invasiva em que agentes ionizados são administrados na pele com o uso de uma corrente elétrica (em geral, a galvânica) para aumentar a absorção desses componentes.
Como a corrente galvânica é aplicada? A aplicação varia de acordo com o uso, por exemplo para uso terapêutico é utilizado polo positivo e negativo. Já para desincrustação é utilizado outro tipo de eletrodo, na forma de gancho, esse eletrodo é aplicado com produto desincrustante.
Basicamente, tonificar significa endurecer o músculo e eliminar a flacidez. O objetivo da tonificação muscular é tensionar as fibras musculares, que são importantes para a manutenção dos ossos e deslocamento do corpo.