As receitas e despesas ditas “não operacionais” são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Em geral, tais receitas e despesas se originam da venda de bens do ativo não-circulante (investimentos, imobilizado e intangíveis).
As despesas não operacionais são aquelas que não se associam ao funcionamento ou a atividade principal da empresa. Ou seja, não estão ligadas ao que o negócio oferece aos seus clientes e nem as atividades acessórias da companhia.
Os ativos não operacionais incluem dinheiro e investimento de curto prazo acima do requerido para as operações fundamentais da empresa. Os ativos operacionais podem ser dividos em ativos circulantes operacionais, como estoque e duplicatas a receber e ativos operacionais de longo prazo, como instalações e equipamentos.
No Brasil existem diversos exemplos de passivos ambientais provocados por empresas. Alguns deles são: Lixo descartado incorretamente. Emissão de gases poluentes.
[EcoDebate] Passivos ambientais são os danos causados ao meio ambiente representados pelas obrigações e responsabilidades sociais das empresas com os aspectos ambientais de suas atividades.
O passivo ambiental, assim como qualquer passivo, está dividido em capital de terceiros e capital próprio, constituindo assim as origens dos recursos da empresa.
*Recuperação de áreas degradadas; *Indenizações por danos ao meio ambiente; *Reflorestamento; *Criação e execução de projetos para amenizar danos; *Pagamento de multas em razão de danos ambientais.