EQST

O Que Transcendncia Recursal?

O que transcendncia recursal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é transcendência recursal?

Na transcendência, como juízo de delibação do recurso para o TST, decide-se se, pela sua importância política, jurídica, econômico e social, que trancenda o interesse meramente individual da causa, fazendo com que determinado processo requeira um novo pronunciamento do Tribunal.

É cabível recurso de revista de decisão monocrática do relator?

1. Nos termos do art. 557, §1º, do CPC, contra decisão monocrática do relator do recurso ordinário cabe agravo e não recurso de revista.

Quais são os pressupostos intrínsecos do recurso de revista?

O referido recurso é revestido de formalismo devendo atender os requisitos legais, quais sejam, os requisitos intrínsecos, que são aqueles que dizem respeito à decisão recorrida, propriamente dita (legitimidade, capacidade e interesse) e extrínsecos, são aqueles que referem-se à situação processual (recorribilidade do ...

O que quer dizer pressupostos intrínsecos?

1. Pressupostos recursais intrínsecos são os pressupostos inerentes ao direito de recorrer, sendo considerados pressupostos de existência deste direito, pois na ausência do preenchimento de um dos deles, considera-se inexiste o direito de recurso.

Quais os pressupostos de admissibilidade específico do recurso de revista?

  • Tempestividade. Prazo de 8 dias úteis nos termos do Art. ...
  • Regularidade formal. ...
  • Depósito recursal e custas processuais. ...
  • Demonstração das hipóteses das alíneas do artigo 896 da CLT. ...
  • Prova da divergência jurisprudencial. ...
  • Procuração. ...
  • Legitimidade. ...
  • Interesse.

Quais os pressupostos de admissibilidade dos embargos ao TST?

Há requisitos genéricos, previstos como regra para todas as modalidades de recurso, como o interesse, a legitimidade, a tempestividade, o preparo. Serão objeto do presente estudo apenas os requisitos específicos dos embargos de divergência, que a jurisprudência do TST denomina de requisitos intrínsecos.