A ÉTICA TELEOLÓGICA, defendida por autores com ARISTÓTELES é uma Ética consequencialista. Isto significa que a boa acção se deve medir pelas consequências. Ou seja, o fim da acção é o que determina todo o agir. ... Teleologia significa o “estudo do fim”; aliás, “teleos” significa fim, o fim da acção.
A ética aristotélica é também conhecida como “Ética Teleológica”. ... Aristóteles afirma que tudo possui uma finalidade, que é ser feliz. Todas as ações humanas objetivam a felicidade, até mesmo objeto inanimados – como por exemplo, um livro; ele só será feliz quando realizarem seu objetivo: ser lido.
Aristóteles considera a ética agir de acordo com a virtude e a felicidade, isto é, agir bem, realizar escolhas sábias. ... A virtude moral é determinada pelos nossos hábitos, podendo ser bons ou ruins. Para Aristóteles a ética é construída porque os homens nascem sem a virtude; precisam aprendê-la com o tempo e o esforço.
A ética, nas obras Aristotélicas diz respeito ao indivíduo, enquanto a política considera o homem na sua dimensão social. Como conceito aristotélico de ética podemos dizer que é a arte de viver, ou “saber-viver”, agregando valores, boa utilização dos prazeres, ação virtuosa.
Ética em Aristóteles pode ser definida como uma busca da felicidade dentro do âmbito do ser humano se este homem se esforçar a atingir sua excelência, isto é, se tornar uma pessoa virtuosa.
A Ética para Maquiavel Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica.
Veja as proposições sobre Ética e Moral na perspectiva do filósofo grego Aristóteles. ... O filósofo Aristóteles entende a ética como sendo uma disciplina prática, pois está vinculada à ação humana. Nesse sentido, pode-se dizer que o homem não nasce bom ou justo, mas torna-se bom ou justo à medida que pratica tais atos.
phrónesis), na ética aristotélica (ver, por exemplo, o Livro IV da Ética a Nicómaco), distingue-se de outras palavras com que se designa a sabedoria por ser a virtude do pensamento prático, sendo traduzida habitualmente como sabedoria prática. ...
Ética a Nicômaco é uma obra chave que debate assuntos referentes à moral e ao caráter. O que chamamos de Ética a Nicômaco é uma coletânea que reúne dez livros e versa sobre os mais variados assuntos, enfocando especialmente na questão da felicidade e nos meios para se alcançá-la.
Da ética a Nicômaco, o homem busca ser feliz, a essência da felicidade, vida contemplativa, a suprema felicidade, prazer intelectual, atividade virtuosa. Aristóteles faz uma análise do agir humano. Constatou que todo o conhecimento e todo o trabalho do homem visam algum bem. O bem é a finalidade de toda a nossa ação.
ARISTÓTELES, Ética à Nicômacos. Brasilia: Editora UnB, 2011. ______________: Ética a Nicômaco. São Paulo, Martin Claret, 2003.
Em Aristóteles Metafísica: ensaio introdutório, v. 1, p. 126-129, Giovanni Reale contesta as alegações dos que ainda contestam essa autenticidade. As Referências ao final de qualquer trabalho, entretanto, seguem as normas da ABNT: autor, obra, tradutor, local de publicação, editora e ano de edição.
Coleção Os pensadores, vol. XIV. Tradução João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Abril cultural, 1974.
o Título do periódico, revista, boletim; o Local de publicação, editora, data de inicio da coleção e data de encerramento da publicação, se houver.
¾ Coleção Os Pensadores, Diálogos / Platão, Nova Cultural, São Paulo, 5. ª edição, 1991. Filósofos, São Paulo, Editora Nacional, 1. ª edição, 1926.
SOBRENOME, Nome . Título do livro: subtítulo. Local : Editora, ano . Número de páginas (Coleção).
A Norma indica como elementos desse tipo de referência: nome do autor, título da obra, subtítulo, se houver, edição (da segunda em diante), local, edi- tora, ano da publicação, número do volume, se a obra tem mais de um volume.
Como citar a bibliografia
Referência Bibliográfica de Livro na ABNT: Autor. Título: Subtítulo. Edição. Local: Editora, Ano.