Vias nervosas sensitivas: são as vias que conduzem as informações destinadas aos centros nervosos. São agrupadas em feixes que constituem os nervos e os gânglios nervosos. Os gânglios nervosos são os pontos onde se concentram os corpos celulares dos neurônios que formam as vias nervosas.
A memória ocorre pela formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Tais conexões são ligadas por pontos chamados sinapses. A memória é a capacidade de armazenar informações de modo que essas possam ser recuperadas quando buscamos recordá-las.
Que processos estão envolvidos? A memória sensorial (serve para reter as informações que nos chegam pelos sentidos, isto é, a visão, a audição, o tacto, o olfato e o paladar). A informação que nos chega pelos sentidos é processada, analisada, interpretada e guardada no cérebro em menos de 2 segundos.
Hoje sabemos que a memória consciente fica inicialmente guardada no córtex pré-frontal, em seguida é convertida em memória de longo prazo no hipocampo e finalmente armazenada nas mesmas áreas do córtex que processaram a informação originalmente, por exemplo, as memórias das imagens visuais são armazenadas no córtex ...
Os cheiros das lembranças O olfato é o sentido que está mais próximo do hipocampo, uma estrutura cerebral responsável pela memória, que por sua vez está ligado ao sistema límbico, que é o centro emocional do cérebro.
Para a formação e evocação da memória o hipocampo e suas conexões são as principais regiões do cérebro envolvidas (Izquierdo, 2007). ... O sistema límbico participa na contextualização da memória e nos processos emocionais, conjuntamente com o hipotálamo e a área pré-frontal.