Divisão. O esôfago é dividido em três partes: proximal média, cervicaltorácica e abdominal.
Mas, segundo a sabedoria popular, basta tomar o suco puro de 1 limão todos os dias, 30 minutos antes de tomar o café de manhã, pois o limão puro consegue neutralizar a acidez do estômago, diminuindo assim os sintomas da gastrite.
Além disso, o limão também é um ótimo aliado para combater a gastrite, problema que geralmente é associado à acidez. É o que explica o nutricionista do Hospital Federal da Lagoa, Felipe Rizetto: “Apesar de ser uma fruta azeda, ela nivela o PH do estômago deixando ele mais básico, tirando a acidez.
Ajuda na digestão Sua ingestão estimula a produção de bílis, que é essencial na digestão. É muito rico em minerais e vitaminas que ajudam a eliminar toxinas do trato digestivo e a fruta ainda conta com propriedades digestivas que aliviam sintomas de azia e de queimação, por exemplo.
Saiba que o consumo em excesso de limão não irá aumentar seus benefícios, mas sim prejudicar a saúde. "A pessoa pode ter problemas estomacais, gastrites e pode chegar até a uma úlcera com o uso excessivo e repetitivo desta fruta", alerta Talitta Maciel.
Embora seja um fruto ácido, o limão pode ajudar a reduzir queimação estomacal devido ao seu alto teor de ácido cítrico, que ao ser ingerido, é oxidado e funciona como um agente bloqueador do ácido do estômago, comportando-se como um “alcalinizante". isto é, um neutralizante da acidez interna, o que estabiliza o pH.
Lista dos principais alimentos alcalinos
5 dicas para proteger seu estômago da acidez