Com texto bíblico na nova Versão Textual Expositora, a Bíblia de Estudo do Expositor foi desenvolvida para ajudar a todos que desejam entender melhor as Sagradas Escrituras.
A Bíblia tem sido traduzida em muitos idiomas a partir do hebraico e do grego. A primeira tradução da Bíblia hebraica foi para o grego, a Septuaginta (LXX), que mais tarde se tornou o textus receptus do Antigo Testamento na Igreja e na base do seu cânon.
Fragmentos de pergaminho bíblico foram achados em caverna no deserto da Judeia e fazem parte de coleção de escritos judaicos conhecidos como Manuscritos do Mar Morto. É a primeira descoberta do tipo em 60 anos.
VEDAS
Segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por cerca de 40 autores, entre 1500 AEC e 450 AEC (livros do Antigo Testamento) e entre 45 EC e 90 EC (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1 600 anos.
Quem escreveu a Bíblia começou em torno do século 10 a.C e foi apenas um homem comum. Aliás, vários deles. A própria Igreja confirma esse fato. Entretanto, não existem evidências da grande maioria desses escritores.
30 de Setembro. O nome “Bíblia” vem do grego “Biblos”, nome da casca de um papiro do século XI a.C. Os primeiros a usarem a palavra “Bíblia” para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos de Cristo, no século II d.C. Segundo a crença católica, a Bíblia ou Sagradas Escrituras, contém toda a revelação divina.
No início, a Bíblia está em ordem cronológica. Se você ler os livros de Moisés na ordem em que eles aparecem, você está lendo a história bíblica em sua seqüência apropriada. E, claro, o Antigo Testamento é cronologicamente antes do Novo Testamento.