As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.
A função da linguagem atribuirá o proposito comunicativo de determinada mensagem a partir do reconhecimento de certos padrões textuais. ... As figuras de linguagens são recursos estilísticos que a língua nos oferece para tornar a mensagem mais clara, objetiva, coesa, criativa e agradável.
54 figuras de linguagem - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
Resposta. Explicação: gradação, antítese, metáfora e hipérbole.
Recursos estilísticos da poesia: figuras de linguagem
Entre os tipos de Figuras de Linguagem, as Figuras de Palavra são aquelas que estão associadas ao significado das palavras. Elas são classificadas em: catacrese, comparação, metáfora, metonímia, perífrase e sinestesia.
Quando alteramos o campo semântico e os sentidos das palavras e expressões, criamos as Figuras de Pensamento, uma das quatro classificações das Figuras de Linguagem. As figuras de pensamento são: Ironia, Antítese, Paradoxo, Eufemismo, Hipérbole, Prosopopeia ou Personificação, Apóstrofe e Gradação.
Esse recurso é muito utilizado para criar efeitos de sentido no texto, que são chamados de figuras sonoras, ou seja, são recursos que exploram os sons para produzir significados. As figuras sonoras constituem-se em: onomatopeia, aliteração, assonância e paronomásia, entre outras.
eironēia, 'dissimulação') é uma forma de expressão literária ou uma figura de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se quer expressar. ... Na literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com um ponto de vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor.
Ou seja, ser irônico é afirmar exatamente o contrário daquilo que se pensa. A ironia pode ser utilizada com vários objetivos. Gozar de alguém, denunciar algo, fazer críticas ou mesmo censurar alguma coisa. A ideia é valorizar algo ou alguém quando, na verdade, o sentido implícito é de oposta desvalorização.
adjetivo Que diz exatamente o oposto do que quer dizer. Que zomba insultuosamente de algo ou de alguém: comentário irônico. Que faz referência ao uso de ironia; que contém ou expressa ironia.