Os músculos abdutores localizam-se na região externa das coxas e têm a função de auxiliar na estabilização do quadril. Já os adutores estão localizados na região interna, sendo responsáveis pelo movimento da pélvis e por ajudar a estabilizar os quadris nas atividades de corrida.
O músculo adutor magno é um poderoso adutor da coxa, trabalhando de forma coordenada com os músculos adutor longo, adutor curto e pectíneo. Além da adução da coxa, todos esses músculos são importantes estabilizadores da pelve sobre o membro inferior durante a marcha.
Ademais, dependendo de sua localização os músculos podem ser: Músculos Superficiais: localizados logo abaixo do tecido epitelial, por exemplo, os músculos do rosto e do pescoço. Músculos Profundos: localizados no interior do corpo humano, por exemplo, nos órgãos.
O grácil se estende do osso pélvico à tíbia e, graças a ele, você é capaz de fazer adução e flexão da coxa, bem como flexão e rotação medial (interna) da perna. Essas ações têm importante função, por exemplo no balanço do tronco durante o caminhar.
adjetivo Que tende a ser delicado; que é leve; fino e delgado: gesto grácil.
- O gastrocnêmio nada mais é do que a panturrilha, que possui três músculos. É chamado triceps sural da perna.
4. Panturrilha sentada
5 dicas para acelerar o desenvolvimento das panturrilhas
Tem como principal função fazer a abdução de quadril (abrir ou afastar as pernas). Existe uma grande variedade de exercícios que trabalham esses músculos, como também o querido e clássico agachamento, agachamento sumô, agachamento com salto, avanço, afundo, elevação de quadril, e entre outros.
Um erro incrível é achar que a panturrilha possa desenvolver-se tão bem quanto braços ou coxas. A panturrilha possui movimentos e funções bem limitadas. Estão ali para dar sustentação aos nossos corpos, isso quer dizer que ela não precisa ser muito móvel, o que reduz consideravelmente a sua capacidade de ser treinada.
O segundo coração Não é de hoje que as panturrilhas são consideradas uma espécie de “segundo coração” do nosso corpo. É por meio da contração e do relaxamento desses músculos das pernas que o sangue é bombeado de volta para o coração com mais eficiência.
A geriatra Ana Beatriz Tomasso explica que, se a pessoa não tem nenhum problema com inchaço ou circulação, a panturrilha pode ser um marcador da quantidade muscular. “A medida da circunferência pode indicar saúde muscular ou sarcopenia”. O valor de referência no Brasil é de 34 cm para mulheres e 35 cm para homens.
Por mais que o treino de força seja importante para crescer, o tecido muscular necessita de proteína para se formar. Se você não ingere proteínas o suficiente na sua dieta, seus músculos pararão de crescer – e podem até diminuir.
Portanto, para que os ganhos sejam reais é importante, além de uma rotina de treino e alimentação saudável, boas horas de sono com qualidade. Uma noite bem dormida, de aproximadamente 8 horas, além do ganho muscular, recompõe funções orgânicas e neurológicas.
Dieta para ganhar massa muscular
O que comer depois do treino à noite?