Os determinantes ambientais mostraram-se diretamente ligados à saúde da população, no quesito moradia, a falta de infra-estrutura adequada, a precariedade das condições de higiene, o uso de substâncias químicas nos alimentos, a iluminação elétrica ruim em parte das moradias, o descarte de resíduos domésticos ...
No Brasil, de 15% a 16% das doenças poderiam ser evitadas por medidas ambientais, de acordo com o relatório. Segundo a OMS, clima e outros fatores ambientais são determinantes na distribuição das espécies de vetores e de prevalência da dengue, por meio de mudanças na temperatura, precipitação e umidade.
Esses fatores incluem a luz, o ar, a água, o solo (chamados fatores abióticos) e os próprios seres vivos, nas suas relações ecológicas (fatores bióticos). O meio ambiente abiótico inclui factores como solo, água, atmosfera e radiação.
Podemos considerar como fatores ambientais todas aquelas condições que escapam do controle da equipe do projeto e que influenciam positiva ou negativamente o mesmo, que restringem ou modificam o projeto.
Alguns fatores que podem causar riscos ambientais são:
Como exemplos, temos o esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, postura inapropriada, imposição de ritmos excessivos (jornadas de trabalho prolongadas e trabalhos em turnos seguidos), repetitividade e outras situações que causem estresse.