A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio.
Qual o papel das cidades na transição da Idade Média para a Idade Moderna? reorganização do povo em cidades ajudou a quebrar o sistema feudal, pois os senhores feudais perderam o poder.
Os fatores decisivos foram o fim do ''Feudalismo" em que a economia desmonetizada (sem uso de moedas), na base de troca de mercadorias e fortalecimento ou adoção ao "Capitalismo''(Mercantilismo), que era monetizado ou seja usava moedas.
O acesso à informação no decorrer da Idade Média ocorria por intermédio da utilização de cartas. Estas eram essenciais para a manutenção d a comunicação a longa distância principalmente, entretanto, sabe-se a mesma ocorria de forma extremamente lenta./span>
Entre suas principais características, podemos mencionar o humanismo, o racionalismo, o desenvolvimento cultural e científico; ... Reformas religiosas: no aspecto religioso, a ascensão do Humanismo, entre outros fatores, teve impacto nas críticas à Igreja Católica, que culminaram com a Reforma Protestante no século XVI./span>
A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.
O Renascimento Cultural e o desenvolvimento científico criaram novas perspectivas culturais que foram essenciais para a formação de nova consciência social que iniciou revoluções. A Reforma Religiosa, por exemplo, contestou o poder da Igreja Católica, dando origem às igrejas luteranas, anglicanas e calvinistas.
Cronologicamente, a Idade Moderna começou com a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 e se encerrou com a tomada da Bastilha em 1789.
Idade Moderna foi uma das formas encontradas pelos historiadores para se dividir a história da humanidade. Seu recorte temporal inicia-se com a queda do Império Bizantino e a tomada da cidade de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano, em 1453. Seu recorte final está delimitado com a Revolução Francesa, em 1789.
Ser moderno, segundo os intelectuais dos séculos XV e XVI, era estar em sintonia com os avanços das ciências e das novas mentalidades.
Com finalidade didática, alguns historiadores convencionaram denominar de Idade Moderna o período histórico que começou com a Queda do Império Bizantino, em 1453, derrubado pelos turcos-otomanos, e terminou com a Revolução Francesa, em 1789.
Na sociedade moderna, o corpo virou destaque, era objeto de uso, contemplação, personalização, exploração individual refletida nas telas de TV.
A história da humanidade é separada em cinco períodos: Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. O período atual que estamos vivendo é chamado de Idade Contemporânea. Seu início é datado de 1789 (fim da Idade Moderna) e marcado pela Revolução Francesa./span>