Resposta: A coisificação é tratar ou transformar um ser humano como "coisa" é quando um individuo na sua vida social perde o valor essencial e passa a ser tratado apenas como coisa. Ocorre geralmente com pessoas do sexo feminino, de classe social baixa , com pouca escolaridade, onde é oferecida ganhos.
Segundo Karl Marx, a relação entre capital, trabalho e alienação, promove a coisificação do mundo. Isso mesmo: coisificação - relações, estratégias, status, riquezas. Tudo medido pelo volume de coisas que o individuo possui.
A desumanização é um processo psicológico que demoniza o inimigo, fazendo com que pareçam menos humanos, e por sua vez, não merecedores de tratamentos humanos. Esse processo aumenta a violência, violação de direitos humanos, crimes de guerra e genocídios.
Desumanização em Saúde Em nosso país. Esta tem sido largamente divulgada pela mídia e explicitada em pesquisas de opinião. Sendo caracterizada por sintomas tais como: filas desnecessárias. Descaso e descuido com as pessoas.
Essa mudança na forma de enxergar o idoso se intensificou a partir da Revolução Industrial, onde o homem passa a ser julgado pela sua força de trabalho. Com isso, o jovem ganhou mais valor, enquanto os mais velhos começaram a ser vistos como encargo. ... É a partir daí que começa o processo de desumanização dos idosos.
Imagem: iStock Segundo o psicanalista, a sociedade tende a colocar o idoso como alguém com menos direitos, que não consegue tomar decisões e é até infantilizado. “A pessoa perde autonomia. Tratar um idoso como bebê faz com que ele responda como tal, renunciando cada vez mais sua individualidade”.
Logo, conhecida como “Estatuto do Idoso”, a Lei tem como objetivo regular os direitos do cidadão com 60 anos ou mais. No governo de Michel Temer, foi incorporada à lei a preferência de atendimento nos postos de saúde aos maiores de 80 anos, em casos de emergência.
Desde 2016, o Brasil tem a quinta maior população idosa do mundo, com mais de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Isso representa 13% da população do país, que já ultrapassa a marca dos 210 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A participação cada vez mais ativa desses atores sociais idosos contribui, de modo mais efetivo, para o fortalecimento da economia brasileira. ... Assim, preservar a autonomia dos idosos valoriza a ideia de que as pessoas com idade mais avançada têm um papel vital e indispensável na sociedade.
A função principal do Estatuto do Idoso é funcionar como carta de direitos, fornecendo meios de controle do Poder Público em relação ao melhor tratamento do idoso e verdadeira educação cidadã, no tocante ao respeito e à luta pela dignidade das pessoas com idade mais avançada em nosso país.
Conheça 8 benefícios concedidos para pessoas acima dos 60 anos
Homens e mulheres com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que, comprovadamente, residam na Capital e Região Metropolitana de São Paulo. Para solicitar o cartão Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.