Experimento com Ervilhas Mendel realizou o cruzamento entre sementes amarelas e lisas com sementes verdes e rugosas (Geração Parental). O acompanhamento simultâneo de dois pares de genes alelos se chama diibridismo. As sementes amarelas e lisas têm genótipo VVRR e só possuem a possibilidade de formar gametas VR.
Significado de Diíbrido adjetivo, substantivo masculino Diz-se do, ou o híbrido resultante de progenitores que diferem por dois caracteres.
Enunciado da segunda lei de Mendel ou lei da segregação independente. A segunda lei de Mendel, ou lei da segregação independente, pode ser enunciada da seguinte forma: Os pares de fatores para duas ou mais características segregam-se de forma independente na formação dos gametas.
O cientista ainda formulou duas teorias. A Segunda Lei de Mendel é conhecida como Lei da Segregação Independente porque postula que determinados alelos para determinadas características irão se distribuir (segregar) de forma independente quando os gametas forem formados para se combinarem novamente ao acaso.
Linkage ou ligação gênica é a presença de dois ou mais genes em um mesmo cromossomo. A ligação gênica pode ser classificada em total, quando não ocorre recombinação gênica, e parcial, quando ocorre.
De acordo com a Primeira Lei de Mendel, cada característica genética é determinada por um par de fatores, já a Segunda Lei de Mendel diz que "as diferenças de uma determinada característica são herdadas independentemente das diferenças em outras características".
De acordo com a primeira lei de mendel,os individuos da geraçao F2 de um cruzamento entre individuos homozigotos de genotipo deferentes eles sao.
GERAÇÃO PARENTAL: primeiros indivíduos cruzados de uma prole em estudo. GERAÇÃO F1: os primeiros descendentes da geração parental. GERAÇÃO F2: resultado da autofecundação da geração F1. RETROCRUZAMENTO: é o cruzamento entre um indivíduo de F1 x P.
Essas denominações são aplicadas a resultados de acasalamentos, sendo os números 1 e 2 indicadores da geração: filhos da 1ª geração, são chamados de F1, da segunda, F2. Assim, se um touro Senepol é acasalado com um grupo de vacas Nelore, os filhos são chamados de F1 (meio sangue nelore/senepol).
Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.
Por exemplo, se você tem olhos azuis, sabe-se que você é "a" "a" , homozigoto. Agora, se você tiver olhos castanhos mas sua mãe tiver olhos azuis e seu pais olhos castanhos, sabe-se que você tem um gene "a" da sua mãe e um gene "A" do seu pai, portanto é heterozigoto.
Características dominantes são aquelas características que são expressas mesmo na presença de uma cópia de um alelo para uma característica particular no gene. Entretanto, traços recessivos são aqueles que são expressos apenas quando duas cópias de um alelo estão presentes no gene.
gene dominante é aquele que se manifesta mesmo que esteja presente somente uma vez no par de cromossomas. É representado por letras maiúsculas AA. já o recessivo só se manifesta quando aparece em dose dupla. Representado por letras minúsculas aa.
O alelo dominante é aquele que sozinho consegue expressar uma determinada característica. Já o alelo recessivo só consegue se expressar aos pares.