Após a morte de Páris, Romeu toma o veneno. Quando Julieta desperta e compreende que Romeu tomou o veneno, ela se mata com o punhal de seu amado. Por fim, proibidos de viverem essa história de amor, eles escolhem a morte. Diante disso, as famílias que antes viviam em discórdias, passam por um momento de paz.
E qual a visão da turma sobre destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época de Shakespeare, sorte, magia e forças invisíveis eram questões muito presentes na sociedade. E hoje?
Seu manto é esverdeado e triste como a túnica dos dementes: jogue-o fora! É minha dama, é o meu amor. Se ela ao menos soubesse!... Está falando ou não? Seus olhos falam... Respondo ou não? Sou muito ousado... não é a mim que ela fala.
O poeta inglês possivelmente se inspirou em uma história da Grécia antiga de Píramo e Tisbe que data do século III, onde uma apaixonada vai em busca de um veneno para escapar de um casamento.
Capuleto – Gentil sobrinho, fica quieto; deixa-o tranquilo. Ele tem se mostrado perfeito gentil-homem. Para ser-te franco, Verona tem orgulho dele, como rapaz virtuoso e mui polido. Nem por toda a riqueza da cidade quisera que ele aqui fosse ofendido. Acalma-te, portanto, e fica alegre; essa é a minha vontade. Se a acatares, fica alegre e desfaze essa carranca que não vai bem com nossa alacridade.
Com o conflito resolvido, começamos a conhecer os conflitos dos personagens. Em determinado dia, o Senhor Montéquio está conversando com Gregório sobre Romeu e como ele tem estado distante nos últimos dias. Com isso, ele pede que Gregório descubra o motivo e retira-se Romeu encontra Gregório e conta para ele que está apaixonado por uma moça, mas não é correspondido por ela.
Enquanto isso, o Senhor Capuleto encontra Páris e convida-o para a festa de sua família. O convite demonstra o interesse em casar Julieta com Páris, o qual é parente do príncipe. Para convidar pessoas à festa, o Senhor Capuleto manda que o criado envie os convites para os convidados. Entretanto, o criado não sabe ler e acaba entregando os convites para Romeu Montéquio e seus amigos.
Faleceu exatamente cinquenta e dois anos depois, na mesma data. Mudou-se para Londres em 1591, em busca de oportunidades de trabalho, e viveu durante muitos anos na capital inglesa. Casou-se com Anne Hathaway, seu grande amor, quando tinha 18 anos, em 1582, e juntos tiveram três filhos (Susanna, Hamnet e Judith).
O artigo propõe uma releitura à luz da pandemia da covid-19 da peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare, escrita entre 1591 e 1595. Contextualiza-se a peça a partir da bibliografia que historiciza os impactos da pandemia da peste bubônica no século XVI, destacando a nascente política sanitária que recomendava restrições de circulação, com controle do Estado, e os impactos que ela causou na vida social, econômica e política. A partir disso, sustenta- -se a ideia de que a peça pode ser lida como uma crítica social cínica.
Romeu se abala com a notícia e tenta suicidar-se: compra um veneno e encontra Julieta. Páris também foi dar o adeus para Julieta e leva flores, mas quando ele vê Romeu, acabam entrando em conflito e Romeu mata Páris. Em desespero, Romeu toma um veneno e morre.
A história de amor é trágica, o único consolo que resta ao leitor é saber que, após as catastróficas mortes dos protagonistas, as famílias Montecchio e Capuleto decidem fazer um acordo de paz.
Durante a renascença se proliferaram narrativas de amor semelhantes e em 1530 Luigi da Porto publicou uma história que parece ter mesmo inspirado a composição de Shakespeare.
Duas estrelas devem ter emprestado o brilho a seu olhar. E se fosse o contrário? Seus olhos no céu, e o astros seriam apagados, como o dia faz com a luz das velas. E tanta claridade se espalharia no céu, que os pássaros cantariam, pensando que era dia com luar. Como ela apóia seu rosto na mão! Como eu queria ser uma luva em sua mão, para poder tocar aquela face!
Julieta vai conversar com Frei Lourenço em busca de ajuda. O Frei indica que ela tome uma poção mágica que simula a morte dela. A jovem aceita a ideia. O Frei fica responsável por avisar Romeu do plano. Julieta toma a poção no dia do casamento arranjado e todos acreditam que ela esteja morta.
Juntos, Romeu e Julieta vivem um amor proibido e idealizado, condenado pela família de ambos. Casam-se as escondidas, a celebração é realizada pelo Frei Lourenço, um confidente de Romeu.
Nesse momento, eles têm uma noite de amor. Julieta, que está prometida por Páris, um jovem nobre e parente do príncipe, tenta adiar a data do casamento, porém sem sucesso.
Diante disso, podemos perceber como o amor é uma força motriz para as atitudes de todo ser humano. No entanto, cada ser humano agirá de uma forma a respeito dos seus sentimentos. Sendo assim, o amor é o que movimenta o homem em sua essência e materialidade, como também demonstra a sua personalidade perante os desafios do mundo.
Em 1597, a peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare, foi encenada com o texto reconstituído a partir da lembrança dos dois atores que trabalharam na primeira representação.
A ideia do frade é que Julieta tome uma poção que faça com que ela pareça morta. Romeu, ao receber a notícia da suposta morte da mulher, entra em desespero e compra uma substância para provocar a própria morte.
Uma pesquisa recente sugere que William Shakespeare teria sido influenciado por um livro escrito no ano de 1500 para escrever suas obras. Se trata de A Brief Discourse of Rebellion and Rebels (Uma Breve Dissertação Sobre a Rebelião e os Rebeldes, em tradução livre), de George North, um diplomata inglês.
Stratford-upon-Avon, Reino Unido
William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 1564 (batizado a 26 de abril) — Stratford-upon-Avon, 23 de abril de 1616) foi um poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. ... Shakespeare nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon.
No primeiro volume do box estão contempladas as peças mais icônicas no gênero que o consagrou, a tragédia: Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo, o mouro de Veneza e Macbeth.