As ilhas coralíneas, como o próprio nome indica, são formadas de recifes de corais. É um tipo de formação menos comum. Seu desenvolvimento ocorre quando recifes de corais fixam-se sobre rochas submersas. Nessas rochas, os corais depositam os seus esqueletos e dão origem às chamadas rochas coralíneas.
O solo do fundo do mar é cheio de pontos quentes, locais em que o magma do interior da Terra pressiona a superfície do fundo do mar, formando vulcões. Esses vulcões no solo marítimo entram em erupção e, ao longo de milhões de anos, expelem lava, que se acumula e, ao ultrapassar a linha da água, forma uma ilha.
Tem mais depois da publicidade ;) É importante entender que, para ser uma ilha, é preciso que a água que está em sua volta seja do mesmo tipo. ... Dessa forma, além das ilhas oceânicas – cercada pela água dos mares –, existem também as ilhas fluviais, que são aquelas cercadas pela água doce.
Resposta. Resposta: O conjunto de ilhas dispersas pelo Pacífico é dividido em três: a Micronésia (ilhas pequenas), a Melanésia (ilhas negras) e a Polinésia (muitas ilhas), a última concentra grande parte das ilhas da Oceania.
Nova Zelândia e Austrália são os dois países com maior desenvolvimento humano e econômico do continente oceânico.
Oceania ou Oceânia é uma região geográfica composta por vários grupos de ilhas do oceano Pacífico (Polinésia, Melanésia e Micronésia). O termo Oceania foi criado em 1831 pelo explorador francês Dumont d'Urville.
Regiões da Oceania
O conjunto de ilhas dispersas pelo Pacífico é dividido em três: a Micronésia (ilhas pequenas), a Melanésia (ilhas negras) e a Polinésia (muitas ilhas), a última concentra grande parte das ilhas da Oceania. Dentre todas as ilhas, as mais importantes são: o Havaí e a Polinésia Francesa - onde está situado o Taiti.
A Oceania é composta por três grandes grupos de ilhas: Micronésia, Melanésia e Polinésia. Micronésia: consiste num conjunto de pequenas ilhas agrupadas em diversos arquipélagos no oceano Pacífico. Melanésia: está localizada no extremo oeste do Oceano Pacífico.
Os principais climas que atuam na Oceania são o árido tropical, subtropical, tropical, mediterrâneo, temperado oceânico e equatorial. Esse continente apresenta grande diversidade de paisagens, com destaque para as florestas tropicais, desertos, savanas, montes nevados, estepes, zonas litorâneas.
Os climas na região insular, exceto na Nova Zelândia, são considerados climas quentes e tropicais. O clima que abrange a maioria das ilhas e uma pequena parte ao norte da Austrália é o de floresta tropical pluvial, com temperaturas altas e pouca variação.
Na Austrália, as temperaturas da terra e as temperaturas dos oceanos se aqueceram em aproximadamente 1oC desde 1910, bem próximo às tendências globais. À medida que o sistema climático aquece devido à maior presença de gases de efeito estufa, mais energia é retida na baixa atmosfera.
O verão na Austrália é um período de muita umidade e calor. Ele começa no mês de dezembro e se estende até fevereiro. O período é característico por chuvas praticamente diárias e pontuais para amenizar o calor. As temperaturas desta estação chegam a impressionantes 44°C na sombra, em cidades como Melbourne.
O território do país é extenso, por esse motivo existem diversas características climáticas, como o árido, semiárido, tropical, tropical úmido e subtropical. Majoritariamente, os climas que predominam são, em geral, secos e quentes, fator que explica a existência de dois desertos, Gibson e Vitória.
Sydney tem um clima de estilo mediterrâneo, com mais de 340 dias de sol por ano. Os verões são de mornos a quentes e os invernos são amenos, com chuvas distribuídas de forma bastante equilibrada ao longo do ano.
A maior parte da população do país concentra-se no sudeste do território, regiões nas quais estão estabelecidos os principais parques industriais. Por ter um bom índice de industrialização, a população urbana é bastante superior à população rural, mais de 85% dos habitantes vivem em cidades.
A altitude média da Austrália é de 330 m, a mais baixa de todos os continentes, e seu ponto mais alto, o monte Kosciusko, é de apenas 2.
O clima na Austrália é divido entre tropical (ao norte) e temperado (o restante do país), o que é muito parecido com o Brasil. A diferença básica entre essas duas regiões climáticas é que na primeira há apenas duas estações (verão úmido e inverno seco), enquanto na segunda, há quatro e bem definidas.
Os dois principais tipos de vegetação da Austrália são as savanas (vegetação rasteira, principalmente por gramíneas e arbustos) e a floresta temperada. Como já foi dito, o continente australiano tem boa parte do seu território composto por desertos, com cactos e outras vegetações típicas.
As vegetações de climas tropicais dominam as ilhas, salvo a Nova Zelândia, além de grande parte do território australiano. A vegetação de floresta tropical ocupa a porção insular do continente e uma pequena faixa do litoral nordeste da Austrália.
Fauna, Vegetação e Clima Sua flora é predominantemente composta por florestas tropicais, as quais convivem com o clima desértico na parte interior da Austrália e clima tropical nas ilhas.
7.
Apresenta grande diversidade de paisagens, caracterizadas por florestas tropicais, desertos, montes nevados e praias. Ao longo da costa do nordeste fica a formação de corais mais importante do planeta, a Grande Barreira Coralina. Camberra, capital da Austrália, é habitada por 323.