Resposta. Resposta: Em 1815, no Rio de Janeiro, o príncipe regente português dom João VI assinou um decreto que criava o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso significou que o Brasil deixou de ser colônia Portuguesa e foi elevado à categoria de reino.
-
Com tal título (Reino Unido) a colônia ganhava status semelhante ao de nações europeias. A elevação foi motivada pela presença da corte portuguesa no Brasil, resultado da necessidade de superar os preconceitos com relação a uma metrópole que opera na colônia.
Resposta. O reino a caracterizado por sua forma de governo centralizado em um único ser o REI; já a colônia é uma localidade ou país que não tem domínio sobre sua economias sendo liderada ou comandada por portugal.
Como o Congresso de Viena só reconhecia Lisboa como a sede do Governo português, a situação de D. João no Brasil era ilegítima. ... Este impasse foi contornado com a elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarves, graças à promulgação da Lei de 16 de dezembro de 1815, assinada por D. João.
Tratado de Aliança e Amizade, de Comércio e Navegação. A fim de estreitar os laços comerciais e políticos com os ingleses, Dom João. assina, em 1810, o Tratado de Aliança e Amizade, de Comércio e Navegação com o. Reino Unido.
A EDUCAÇÃO NO PERIODO JOANINO E NO IMPERIO A chegada da Corte (1808) não modificou a educação primária e secundária. A ênfase de Dom João IV foi na expansão do ensino superior. São criadas as Cátedras de Direito, Engenharia e Medicina.
Fundação da academia militar, da marinha e de um hospital militar. Criação da Fábrica de Pólvora (Rio de Janeiro);Criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro;Criação da Academia Imperial de Belas Artes. Criação da Escola de Cirurgia, em Salvador.
Dom João tomaria outras decisões muito importantes para o desenvolvimento do Brasil ao chegar ao Rio de Janeiro, para onde transferiu a sede do governo português. Na verdade, a presença da corte portuguesa no país acelerou o processo que resultou em nossa Independência, proclamada pelo herdeiro de dom João, dom Pedro.
A principal consequência da vinda da família real para o Brasil foi a aceleração do processo de independência do país. Em 1815, com fim das guerras napoleônicas, o Brasil foi declarado parte do Reino Unido de Portugal e Algarves, deixando de ser uma colônia.
A vinda foi consequência direta do Período Napoleônico e do desentendimento existente entre França e Portugal na questão do Bloqueio Continental. Com isso, a família real portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou-se no Rio de Janeiro, junto à toda estrutura de governo de Portugal.