Educação e popularização de C&T e a exposição de seus artigos completos. O preenchimento da seção intitulada “Educação e popularização de C&T” será baseado em informações referentes, de modo geral, ao processo de tornar público o desenvolvimento e os resultados das atividades de pesquisa das mais diferentes áreas.
A popularização da CT&I e as ações que visam à apropriação social do conhecimento são relevantes na formação permanente para a cidadania e no aumento da qualificação científico-tecnológica da sociedade. ... Objetivo: promover a melhoria da educação científica, a popularização da C&T ea apropriação social do conhecimento.
O sistema de C&T, no Brasil, é gerido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). ... O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) tem como objetivo fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico do País e contribuir na formulação das políticas nacionais de ciência e tecnologia.
No lugar do título do artigo coloque: “Resenha de [referência bibliográfica completa]”. Se a resenha tiver um título, coloque o título da resenha ao invés da referência bibliográfica. E preencha os demais dados normalmente.
No caso de títulos de trabalhos e palestras basta utilizar dois pontos e escrever o título em seguida. No caso de nomes de eventos, deve-se colocá-lo sem as aspas. Veja na imagem abaixo quantas vezes o ponto de interrogação aparece nesse Lattes, provavelmente, porque foi inserido aspas entre os títulos.
Em “Atividades” é possível inserir suas atuações junto a: Direção e administração, Pesquisa e desenvolvimento, Ensino (inclua aqui as disciplinas ministradas na Graduação e/ou na Pós-Graduação), Estágio, Serviço técnico especializado, Extensaão univesitária, Treinamento, Outra atividade técnico- científica, Conselhos, ...
Não existe ainda um campo específico para colocar iniciação científica no currículo Lattes. Portanto você pode colocar essa produção bibliográfica em “formação acadêmica” e “graduação”.
A plataforma Lattes também traz um espaço reservado para que o pesquisador possa compartilhar quais foram suas indicações e premiações relacionadas à pesquisa. É possível inserir os projetos de iniciação científica premiados e os prêmios recebidos na área de trabalho.
Os passos são os seguintes, considerando que você fez o login na plataforma Lattes.
Como colocar cursos e certificados no currículo
Se você é um profissional gabaritado, coloque o seguinte:
Se você fez mais de um curso em que lhe ensinaram algo que o ajudará no trabalho, inclua-os em seu currículo, basta manter a lista de cursos curta e mostrá-los em uma única área pequena, como a seção “Treinamento profissional” no histórico de trabalho.
Veja como colocar cursos no currículo de forma atraente
Sem experiência profissional, o jovem deve ter atenção especial ao campo de formação, onde descreve seu nível acadêmico e cursos que fez. Nesse caso, vale colocar tudo, como cursos de idiomas e informática, profissionalizantes e especializações. É possível também descrever habilidades que aprendeu.
Como colocar no currículo experiência profissional não comprovada sem carteira de trabalho
Para colocar trabalho informal como autônomo no currículo, utilize o seguinte formato na hora de citar as suas experiências profissionais. Vamos utilizar como exemplo um profissional que trabalhou como autônomo realizando conserto de smartphones.
Como citar o trabalho autônomo no currículo
É válido mencionar o “bico” no currículo? O fato de você não ter trabalhado ainda no mercado formal não deve excluir as demais experiências que podem ter sido adquiridas até aqui, inclusive os trabalhos informais, conhecidos também como “bicos”.
De acordo com a especialista, é consenso no mercado que o trabalho informal também pode dar força extra ao currículo. “Para muitas vagas, o recrutador não analisa apenas os aspectos sobre a formação e os conhecimentos do candidato, mas também o tempo fora do mercado e a permanência em determinada função”, diz.
A experiência informal se refere ao trabalho prestado por um trabalhador em questão que não possui vínculos empregatícios com a empresa e nem contrato regido segundo as leis da CLT.
Em linhas gerais, a Organização define que emprego informal é aquele no qual a relação trabalhista não está sujeita à respectiva legislação nacional de trabalho, não há incidência de impostos de renda, não há qualquer tipo de proteção social, como aviso prévio de demissão ou afastamento por motivos de saúde.