adjetivo Relativo à geologia, à ciência que se dedica ao estudo do planeta Terra, sua estrutura e materiais que a compõem, ações que nela acontecerem e alterações pelas quais passou ao longo do tempo. ... A palavra geológica, deriva como feminino de geológico, por sua vez derivado da junção de geologia + ico.
A geologia (do grego geo, terra e logos, estudo) é a ciência que estuda a crosta terrestre, a matéria que a compõe, seu mecanismo de formação, as alterações que está experimentando desde sua origem e a textura e estrutura que sua superfície possui atualmente.
Entre elas, podemos destacar as seguintes:
A Geologia estuda a estrutura e a composição química da Terra, e sua evolução ao longo do tempo, com ênfase no estudo de rochas e minerais. Já a Geofísica tem foco na estrutura da Terra e do subsolo, mas usa métodos de prospecção indiretos, baseados no comportamento de ondas e/ou do campo eletromagnético, por exemplo.
A Geologia estuda a Terra quanto à sua origem, composição, estrutura e evolução, por meio do entendimento dos processos internos e externos responsáveis por suas transformações.
Por meio da Geologia é possível identificar a origem, a idade do planeta, as transformações que sofreu ao longo do tempo e ainda, sua formação geológica. ... Importante destacar que os estudos da geologia estão voltados para o conhecimento do nosso planeta, melhorando a qualidade de vida e a nossa relação com a natureza.
A extrema importância da geomorfologia em geociências e áreas afins é reconhecida sob vários pontos de vista, principalmente na geologia do Quaternário. Através da morfoestratigrafia é possível realizar o estudo sistemático dos registros geológicos, estabelecendo a sequência dos eventos que lhes deram origem.
Resposta: A escala geológica corresponde à divisão da história da Terra. O seu estudo permite o entendimento de diversos processos geológicos, geomorfológicos e biológicos.
As rochas são impresncidíveis para o estudo dos solos bem como das populações e claro, da formação geológica de variadas regiões. Por intermédio da geologia portanto é possível conhecermos a história de um local e compreender uma grande variedade de fenômenos observados no mesmo.
As rochas são agregados sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na construção civil de diversas formas: fabricação do concreto (brita), material de revestimento, ornamentação (mármores), etc.
As rochas são importantes na geografia porque elas nos ajudam a entender como ocorreu a distribuição da população nos primeiros homens, já que deixam algum tipo de desgaste. Também são importante para datar datas de algumas coisas como chegar a proximidade da idade da Terra.
As rochas magmáticas são muito importantes, pois compõem cerca de 70% do volume rochoso da Terra. Portanto, entendê-las é também compreender boa parte da dinâmica terrestre e também as inúmeras utilizações econômicas possíveis que elas apresentam para a sociedade.
Se for sobre as rochas sedimentares é: A importância econômica das rochas sedimentares está em suas reservas de petróleo, gás natural e carvão mineral, as principais fontes de energia do mundo moderno.
As rochas são importantes matérias-primas utilizadas pelo homem há vários milênios. As rochas são agrupamentos de minerais agregados que compõem a estrutura sólida da Terra, sendo classificadas em magmáticas (ou ígneas), metamórficas e sedimentares.
As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo.
Existem diferentes tipos de rochas, sendo elas: rochas ígneas ou magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas. A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação dos relevos e automaticamente do solo.
Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineraloides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas.
Existem diferentes tipos de rochas, sendo elas: rochas ígneas ou magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas. As rochas são classificadas em: ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso.
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas.
"Dinâmica" do manto, relação com geração de magmas. Evolução geoquímica do manto. Vulcanismo e plutonismo.
Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. Quando o magma se resfria lentamente no interior da crosta transformando-se em rocha ocorre o processo chamado de intrusão.
As rochas podem ser divididas em três grupos principais: ígneas (ou magmáticas), sedimentares e metamórficas.