O fluxo sanguíneo normal mantém as extremidades aquecidas e com coloração rósea. Para avaliação da perfusão devem ser realizados os seguintes testes, conforme segue: - Teste de Buerger: observar a mudança de coloração das extremidades com a mudança de posicionamento do membro.
Na fisiologia cardíaca, pré-carga é a pressão de sangue (pressão diastólica final) presente no ventrículo do coração, após seu enchimento passivo e contração do átrio. Em outras palavras, refere-se ao máximo de estresse da parede do ventrículo, quando está cheio de sangue.
Este valor é típico para um adulto médio em repouso, embora o débito cardíaco possa atingir 12 litros/minuto durante exercícios extremos. Quando o débito cardíaco aumenta em um indivíduo saudável, mas não treinado, a maior parte do aumento pode ser atribuída à elevação da freqüência cardíaca.
O débito cardíaco é a quantidade de sangue bombeado para a aorta a cada minuto, pelo coração. Também é a quantidade de sangue que flui para a circulação. O retorno venoso é quantidade de sangue que flui das veias paras o átrio direito a cada minuto. O retorno venoso e o débito cardíaco devem ser iguais um ao outro.
O sistema cardiovascular possui função fundamental na resposta do corpo ao exercício físico. No momento em que iniciamos um exercício diversas respostas cardiovasculares são desencadeadas permitindo que a realização do mesmo aconteça satisfatoriamente.