O diagnóstico das cervicalgias depende de uma avaliação clínica completa com análise da história, exame físico e exames laboratoriais e por imagem (radiografias simples, tomografia computadorizada ou por ressonância magnética).
A cervicalgia crônica é uma dor localizada nas vértebras cervicais, concentrada normalmente na parte de trás do pescoço. Quando dura algumas semanas, cerca de 3 meses, é considerada dor crônica.
8 consequências da má postura
Consequências da má postura A má postura pode acarretar alterações na coluna vertebral, especialmente nas regiões cervical e a lombar. A inversão da curvatura nessas regiões são os problemas mais encontrados, além de poder desencadear dores geralmente difusas e que se espalham para os ombros.
A fadiga é um dos resultados da má postura que se apresenta diariamente junto às dores musculares. Muito além de um cansaço comum depois de um dia de trabalho, a fadiga pode ser sentida junto a alterações no sono, dor nas juntas, hipersonia e dores musculares.
Os efeitos da postura errada são sentidos em todo o corpo, causando dores de cabeça, nas costas e no pescoço, cansaço, limitações na respiração, problemas digestivos, cálculo renal e alterações de humor.
Mas, permanecer em posições inadequadas por longo período ou realizar tarefas com movimentos repetitivos e que provocam uma sobrecarga na coluna podem acarretar desde uma lombalgia - aparecimento de dor na região lombar ou cervicalgia - dor na região da coluna cervical – até danos mais graves.
Alguns sintomas da má postura: