Quando se fala de ética na educação logo se pensa na conduta do professor em relação a seus educandos. A ética gira em todos os princípios e valores que norteiam a ação estabelecendo regras para o bem comum, tanto no individual como no coletivo, assim estabelece princípios gerais.
Para exercer a cidadania, a pessoa precisa conhecer os seus direitos e os conseqüentes deveres, só assim terá condições de exercer o seu papel de cidadão, colaborando com o seu bem estar e o bem estar da sociedade como um todo. Como termo político “Cidadania significa compromisso ativo, responsabilidade.
A cidadania é definida como o conjunto de direitos dos cidadãos,e está fundamentada na ideia de que todas as pessoas são iguais perante a lei. ... Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.
O que é cidadania? Cidadania é um conceito que se refere à condição de pertencimento de uma pessoa à comunidade de um país. A consequência desse pertencimento são os direitos e deveres civis, políticos e sociais, que são assegurados ao cidadão pela Constituição Federal.
Resposta: De modo simples, como as sociedades não são universais, isto é, cada uma possui um conjunto de particularidades, não é possível que os direitos e deveres sociais (cidadania) sejam fixos.
As duas guerras mundiais foram decisivas para a mudança de ideologia sobre a cidadania e o medo advindo das atrocidades praticadas e alicerçadas pela legalidade fez com que órgãos internacionais e a própria sociedade civil passassem a entender cidadania como algo indissociável dos direitos humanos.
Letra C: “Foi uma conquista dura.” Essa é a opinião do autor porque demonstra a presença do termo "dura", que traz a ideia de algo que foi conquistado com muita luta e derramamento de sangue. Nesse sentido, a cidadania pode ser vista como um conjunto de direitos e deveres pertencentes a um cidadão.
Afinal, o que é ser cidadão? Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.