Significado de Saliência substantivo feminino Parte que se sobressai numa superfície qualquer; protuberância. [Por Extensão] O que se destaca em relação aos demais; proeminência. Atributo ou próprio de saliente, do que é notável, merecedor de destaque.
Que se intromete em assuntos os quais não lhe dizem respeito; intrometido. substantivo masculino e feminino Pessoa saliente; quem se intromete em assuntos que não lhe dizem respeito: o saliente foi expulso da festa.
No dicionário, saliência quer dizer “proeminência”, ou aquilo que se destaca, sobressai. “Textual” é um adjetivo usado para referir o que é relativo ao texto. Assim, o significado da expressão saliência textual pode ser entendido como “aquilo que se destaca ou sobressai no texto”.
16 sinônimos de saliência para 6 sentidos da palavra saliência: 1 ressalto, proeminência, destaque.
1 proeminências, destaques, ressaltos.
Os elementos descritivos são as saliências, depressões e aberturas, tecnicamente chamados de acidentes ósseos e formações ósseas. ... As depressões podem como as saliências serem articulares ou não. Entre elas: fossas, fossetas, impressões, sulcos, recessos, entre outros.
Depressões articulares – São reentrâncias nos ossos que se articulam com outras estruturas. Temos as cavidades, as fóveas, as incisuras (essas podem ser ou não articulares) e os alvéolos. Exemplo: cavidade glenoide da escápula, a fóvea costal das vértebras e os alvéolos dentários da mandíbula.
Significado de Reentrância substantivo feminino Qualidade de reentrante, que entra novamente formando um ângulo ou curva para o interior.
Eminências ósseas São as partes que sobressaem da superfície de um osso. Podem ser articulares ou não articulares, conforme façam ou não parte de uma articulação.
Os acidentes anatômicos ósseos são marcas, que podem ser classificadas em proeminências, sulcos, fossas entre outras. ... A finalidade deste termo "acidente anatômico ósseo" é para caracterizar as possíveis alterações nos ossos em função de outras estruturas, como citado a cima.
Em anatomia chamam-se processos às saliências ou protuberâncias naturais que órgãos, como os ossos), apresentam nos organismos. Em psicologia, processo é o desempenho de uma atividade cognitiva composta: uma operação que afeta o conteúdo mental; "o processo do pensamento"; "o processo cognitivo da memória".
Vamos falar sobre os tubérculos que, assim como os trocanteres no fêmur, no úmero nós também temos o tubérculo maior e o tubérculo menor. Falaremos também sobre tuberosidade, outro acidente ósseo muscular, que como característica tem sua área larga e geralmente rugosa.
Esqueleto apendicular superior
O esqueleto axial é constituído por 80 ossos, formado pelo crânio, a caixa torácica e a coluna vertebral....Coluna Vertebral
O esqueleto axial é constituído por 80 ossos. Fazem parte do esqueleto axial: Crânio: O crânio é constituído por ossos faciais e ossos cranianos. De uma maneira geral, esses ossos garantem, principalmente, a proteção do encéfalo, uma porção do sistema nervoso central.
Resposta. O esqueleto apendicular não faz parte do axial, tem os seguintes ossos:Ossos da cintura escapular (clavícula e escapula) cintura pélvica (ossos da bacia, que são os ilíacos) e o esqueleto dos membros inferiores e superiores.
Esqueleto Axial (80 ossos) caixa craniana, coluna vertebral e...
O esqueleto axial é formado pelos ossos que compõem o eixo do corpo e que sustentam e protegem os órgãos da cabeça, do pescoço e do tronco. O esqueleto apendicular é composto pelos ossos das extremidades superiores e inferiores e as cinturas que ancoram estas extremidades ao esqueleto axial.
Através da cintura escapular e da cintura pélvica. No esqueleto axial temos os ossos periféricos, mais laterais como o úmero, radio e ulna, que são os ossos dos membros superiores e o fêmur, tíbia e fíbula, que são os ossos dos membros inferiores, o osso ilíaco também faz parte.
A tíbia é medial e mais robusta que a fíbula, articulando-se com o fêmur pela sua extremidade proximal. Distalmente, entretanto, ambos os ossos articulam-se com o tálus embora a tíbia seja a responsável direta pela transmissão do peso àquele osso.
A porção inferior da perna é composta por dois ossos, tíbia e fíbula. O osso da coxa, ou fêmur, é o osso grande da porção superior da perna que liga os ossos da porção inferior da perna (articulação do joelho) ao osso pélvico (articulação do quadril).