EQST

O Que Salincias?

O que é saliências?

Significado de Saliência substantivo feminino Parte que se sobressai numa superfície qualquer; protuberância. [Por Extensão] O que se destaca em relação aos demais; proeminência. Atributo ou próprio de saliente, do que é notável, merecedor de destaque.

O que é ser uma pessoa saliente?

Que se intromete em assuntos os quais não lhe dizem respeito; intrometido. substantivo masculino e feminino Pessoa saliente; quem se intromete em assuntos que não lhe dizem respeito: o saliente foi expulso da festa.

O que são saliências textuais?

No dicionário, saliência quer dizer “proeminência”, ou aquilo que se destaca, sobressai. “Textualé um adjetivo usado para referir o que é relativo ao texto. Assim, o significado da expressão saliência textual pode ser entendido como “aquilo que se destaca ou sobressai no texto”.

Qual o sinônimo de saliência?

16 sinônimos de saliência para 6 sentidos da palavra saliência: 1 ressalto, proeminência, destaque.

Qual o sinônimo de saliência pequena na pele?

1 proeminências, destaques, ressaltos.

O que significa saliências e depressões?

Os elementos descritivos são as saliências, depressões e aberturas, tecnicamente chamados de acidentes ósseos e formações ósseas. ... As depressões podem como as saliências serem articulares ou não. Entre elas: fossas, fossetas, impressões, sulcos, recessos, entre outros.

O que são depressões ósseas?

Depressões articulares – São reentrâncias nos ossos que se articulam com outras estruturas. Temos as cavidades, as fóveas, as incisuras (essas podem ser ou não articulares) e os alvéolos. Exemplo: cavidade glenoide da escápula, a fóvea costal das vértebras e os alvéolos dentários da mandíbula.

O que significa a palavra reentrâncias?

Significado de Reentrância substantivo feminino Qualidade de reentrante, que entra novamente formando um ângulo ou curva para o interior.

O que é eminências ósseo?

Eminências ósseas São as partes que sobressaem da superfície de um osso. Podem ser articulares ou não articulares, conforme façam ou não parte de uma articulação.

O que são os acidentes ósseos para que eles servem?

Os acidentes anatômicos ósseos são marcas, que podem ser classificadas em proeminências, sulcos, fossas entre outras. ... A finalidade deste termo "acidente anatômico ósseo" é para caracterizar as possíveis alterações nos ossos em função de outras estruturas, como citado a cima.

O que é um processo em anatomia?

Em anatomia chamam-se processos às saliências ou protuberâncias naturais que órgãos, como os ossos), apresentam nos organismos. Em psicologia, processo é o desempenho de uma atividade cognitiva composta: uma operação que afeta o conteúdo mental; "o processo do pensamento"; "o processo cognitivo da memória".

O que é um tubérculo anatomia?

Vamos falar sobre os tubérculos que, assim como os trocanteres no fêmur, no úmero nós também temos o tubérculo maior e o tubérculo menor. Falaremos também sobre tuberosidade, outro acidente ósseo muscular, que como característica tem sua área larga e geralmente rugosa.

Quais são os ossos que fazem parte do esqueleto apendicular?

Esqueleto apendicular superior

  • Clavícula: osso longo em formato de "s".
  • Escápula ou omoplata: osso plano de forma triangular.
  • Úmero: articula o cotovelo com os ossos do antebraço. ...
  • Rádio: osso longo que constitui a porção lateral do antebraço.
  • Ulna: osso longo que constitui a porção medial do antebraço.

Quais são os ossos que fazem parte do esqueleto axial?

O esqueleto axial é constituído por 80 ossos, formado pelo crânio, a caixa torácica e a coluna vertebral....Coluna Vertebral

  • Vértebras Cervicais: 7 vértebras;
  • Vértebras Dorsais ou torácicas: 12 vértebras;
  • Vértebras Lombares: 5 vértebras;
  • Vértebras Sacrais: 5 vértebras fundidas;
  • Vértebra Coccígea: 4 vértebras fundidas.

O que faz parte do esqueleto axial?

O esqueleto axial é constituído por 80 ossos. Fazem parte do esqueleto axial: Crânio: O crânio é constituído por ossos faciais e ossos cranianos. De uma maneira geral, esses ossos garantem, principalmente, a proteção do encéfalo, uma porção do sistema nervoso central.

Quais os ossos que não faz parte do esqueleto axial?

Resposta. O esqueleto apendicular não faz parte do axial, tem os seguintes ossos:Ossos da cintura escapular (clavícula e escapula) cintura pélvica (ossos da bacia, que são os ilíacos) e o esqueleto dos membros inferiores e superiores.

Quais são os 80 ossos do esqueleto axial?

Esqueleto Axial (80 ossos) caixa craniana, coluna vertebral e...

  • Ossos da Face (14 ossos) conchas nasais - lateral nariz. nasal - nariz. lacrimal. vomer - maças do rosto. mandibula. ...
  • Ossos do Crânio (8 ossos) Frontal (testa) Parietal (cabeça parte superior) Occiptal (nuca) Temporal (lateral) ...
  • Ossos do Ouvido (6 ossos, 3 cada lado) Martelo. Bigorna. Estribo - menor osso do corpo.

Quais são as diferenças entre o esqueleto axial e apendicular?

O esqueleto axial é formado pelos ossos que compõem o eixo do corpo e que sustentam e protegem os órgãos da cabeça, do pescoço e do tronco. O esqueleto apendicular é composto pelos ossos das extremidades superiores e inferiores e as cinturas que ancoram estas extremidades ao esqueleto axial.

Como os membros são conectados ao esqueleto axial?

Através da cintura escapular e da cintura pélvica. No esqueleto axial temos os ossos periféricos, mais laterais como o úmero, radio e ulna, que são os ossos dos membros superiores e o fêmur, tíbia e fíbula, que são os ossos dos membros inferiores, o osso ilíaco também faz parte.

Como diferenciar tíbia e fíbula?

A tíbia é medial e mais robusta que a fíbula, articulando-se com o fêmur pela sua extremidade proximal. Distalmente, entretanto, ambos os ossos articulam-se com o tálus embora a tíbia seja a responsável direta pela transmissão do peso àquele osso.

Onde fica a tíbia e a fibula?

A porção inferior da perna é composta por dois ossos, tíbia e fíbula. O osso da coxa, ou fêmur, é o osso grande da porção superior da perna que liga os ossos da porção inferior da perna (articulação do joelho) ao osso pélvico (articulação do quadril).