A palavra Filosofia é composta de duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento.
Filo, do grego Phylum, é usado na classificação científica dos seres vivos do reino animal, sendo divididos em diversos. Porém, são os principais os poríferos, cordados (vertebrados), artrópodes, moluscos, equinodermos, anelídeos, nematelmintos ou nematódeos, platelmintos e cnidários.
O uso do termo "Filo" deve ser feito quando busca-se classificar animais, ou seja, espécies do reino Animalia. Quando buscamos falar sobre espécies vegetais, é correto utilizar o termo Divisão.
O Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes. Os filos, por sua vez, agrupam classes semelhantes, as quais agrupam ordens semelhantes, que agrupam famílias, que agrupam gêneros semelhantes.
O reino Plantae é dividido em divisões (Usa-se o termo "divisão" ao invés do termo "filo" nos animais). Destas, as mais conhecidas entre as pessoas comuns são Bryophyta (musgos), Pterophyta (samambaias), Coniferophyta (gimnospermas), que são plantas coníferas, e Anthophyta (angiospermas), que são plantas com flores.
O Reino Animalia, também conhecido como Metazoa, engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos, como os seres humanos. Os animais são organismos multicelulares, eucariontes e que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento.
Filo é o taxon usado na classificação dos seres vivos para denominar agrupamentos menos abrangentes que os reinos e mais abrangentes do que a classe. Nas plantas e fungos, os filos são também denominados divisões. Existem diferentes classificações definindo distintos grupos enquanto filos no seio de cada reino.
Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.
Os seres vivos podem ser classificados de acordo com sua dieta. Nesse sentido, eles podem ser classificado em autotróficos e heterotróficos. Os organismos autotróficos são aqueles que produzem seu próprio alimento. ... Os organismo heterotróficos são aqueles que se alimentam de outros seres vivos para obter seu alimento.
Podemos dividir o ecossistema em dois componentes básicos: os bióticos e os abióticos. Os componentes bióticos de um ecossistema são os seres vivos, como as plantas, animais e micro-organismos. Podemos dividir esses componentes em dois grupos principais: os organismos autotróficos e os heterotróficos.
Veja no texto abaixo quais são estes reinos dos seres vivos e suas principais características.
Os organismos do reino Monera são bastante conhecidos por serem responsáveis por várias doenças, como a tuberculose e o tétano. No entanto, os organismos desses reinos também são responsáveis por importantes processos, como a decomposição e o ciclo do nitrogênio.
A classificação dos seres vivos em cinco reinos baseia-se em dois critérios: -Estrutura das células: Procariontes (células sem núcleo), Eucariontes (células com núcleo) -Nutrição dos seres vivos: Autótrofos (fazem fotossíntese), Heterótrofos (alimentam-se de autótrofos e heterótrofos)
O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros (1µm = 0,001 mm).
O Reino Monera é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos procariontes, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos. O grupo do monera compreende as bactérias e as cianobactérias (algas azuis ou cianofíceas).
São as bactérias e as cianobactérias.