Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Que é próprio das selvas. 2 Que não produz frutos; bravio. 3 Que nasce e se cria no mato ou nas selvas; maninho, silvático.
substantivo feminino Propriedade do que é específico; particularidade. Característica particular de uma espécie; categorização de uma espécie. [Química] Qualidade daquilo que está presente somente numa ou em raríssimas reações químicas.
A palavra "xerimbabo" vem do tupi-guarani, e significa "minha coisa querida".
Significado de Caramuru substantivo masculino [Brasil] Espécie de moréia, peixe do mar de mordida perigosa. Nome que se dava antigamente aos europeus. Membro do partido político, chefiado por José Bonifácio, que pleiteava a restauração de Dom Pedro I.
Significado de Guabiroba substantivo feminino [Botânica] Nome comum a diversas árvores e arbustos mirtáceos, do gênero Campomanesia, também conhecidos por gabiroba, gabirobeira, guabiraba e guabirobeira.
A medicina indígena aplica a gabiroba (folhas, casca do tronco e caules) para tratar feridas e infecções na boca, dor de dente, contusões, dor de barriga e induzir o parto. Mas, não se deve mastigar a casca das frutas ou suas sementes pois, estas contêm compostos que são tóxicos ao nosso organismo.
🌳Na medicina popular, guabiraba é usada para reduzir os níveis de triglicerídeos e glicose no sangue, em casos de anemia e enfraquecimento generalizado. 🌳Infusão da casca dos frutos para disenteria. 🌳A infusão da casca dos frutos da guabiraba é usada no tratamento de processos catarrais, diarreia, disenteria.
Muitos confundem! Porém a planta é bem diferente! As frutas por dentro são assim: o araçá se parece com goiaba e a gabiroba com jabuticaba!
Fazendo parte da mesma família da jabuticaba e da goiaba (família Mirtacea), o araçá é uma fruta que possui espécies variadas. É uma planta arbustiva, cujo fruto tem o sabor bem parecido com o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e com perfume mais marcante. ...
Da mesma família da goiaba, a gabiroba (Campomanesia xanthocarpa), da família Myrtaceae, é o fruto da gabirobeira e é encontrada nas regiões do cerrado brasileiro. Seu nome tem origem indígena e significa “casca amarga”. Árvore melífera, seus frutos são muito saborosos e ricos em vitamina C. ...
É uma espécie nativa, mas não endêmica de nosso país, que ocorre na Mata Atlântica e no Cerrado. É uma árvore mediana, varia de 10 a 20 m de altura, dotada de copa alongada e densa. Tronco ereto e com caneluras de 30 a 50 cm de diâmetro com casca fissurada e de cor marrom.
Os frutos da gabiroba são arredondados, de coloração verde-amarelada. A polpa é amarelada, suculenta, envolvendo numerosas sementes. Colhida entre setembro e novembro, a partir de um a dois anos após o plantio, a produção é de 30 a 50 frutos por planta.
Nomes populares relacionados e espécies:
A gabiroba cresce lentamente e não é necessário nenhum cuidado especial, a não ser cobri-la com uma serragem de madeira para que não cresçam ervas daninhas que podem prejudicar o seu crescimento.
Utilização da Gabiroba Seu consumo regular, de forma moderada, auxilia no alívio de diarreia e disenteria. Auxilia na prevenção de gripe, no tratamento de cãibras e males do trato urinário. A infusão de suas folhas, em banhos de imersão, atua como um excelente relaxante muscular, ajudando a aliviar dores no corpo.
Utilize uma sementeira para produzir as mudas ou realize o plantio diretamente no local definitivo. Faça pequenos furos na terra (a profundidade ideal é sempre o dobro do tamanho da semente) e coloque de 2 a 3 sementes em cada um. Cubra as sementes com terra e deixe o solo úmido para que germinem.
Para fazer a muda é simples: coloque essa parte onde ficou a cicatriz da remoção em contato com um solo arenoso (terra e areia em proporções iguais). É só apoiar a folha na terra e não se deve enterrar, pois ela apodrece se for enterrada.
Saiba onde retirar as suas! Mudas de ipê, manacá e jabuticabeira agora são distribuídas gratuitamente à população em três diferentes pontos de São Paulo: Parque Ibirapuera, na Vila Mariana, Parque do Carmo, em Itaquera, e Centro Municipal de Campismo, em Cotia.
Por galhos Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes. Sendo assim, este fator torna-se muito importante.
A altura ideal para executar a enxertia é antes da primavera, antes de o porta-enxerto e o enxerto começarem a florir ou a dar rebentos. Após a enxertia, devem-se cortar as folhas pela metade e colocar as plantas à sombra. As regas devem ser frequentes e as folhas devem ser borrifadas até à cicatrização.
Para fazer mudas da ixora-rei (ou ixora-africana), corte galhos de 10 a 15 cm na primavera, escolhendo os ramos mais saudáveis, com a espessura de um lápis.
Quando a ixora estiver enraizada bastará uma rega por semana, mas atenção aos períodos muito secos. A adubação segue o padrão NPK A ixora consegue crescer em grupos, sendo ideal para projetos paisagísticos complexos. Desenvolvem-se melhor a pleno sol e precisam de luz solar direta na maior parte do tempo.
Com o auxílio de uma mangueira, marque todo o percurso do plantio das mudas.