O ciclo de vida das briófitas é caracterizado pela alternância de gerações, isto é, apresenta uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos). A fase gametofítica é mais desenvolvida e duradoura no ciclo de vida dessas plantas e caracteriza-se por ser uma fase haploide.
Resposta. As briófitas produzem os gametas que realizam a fecundação apenas por meio da agua do ambiente, ou seja, sem agua as briófitas não se reproduzem. Após a fecundação o zigoto gera um esporófito que é temporario até surgir o gametófito que é quem produz os gametas para a próxima fecundação.
Semelhanças: ambas são hermafroditas; não produzem flores, frutos e sementes; dependem da água para a fecundação; ambas habitam ambientes úmidos e sombreados; não, pois apesar de terem muitas semelhanças, elas ainda possuem diferenças que diferem uma da outra como por exemplo, as briófitas são plantas avasculares, já ...
As plantas são divididas em briófitas (as mais simples, sem vasos condutores de seiva), pteridófitas (já têm vasos condutores de seiva, mas não têm flor nem semente), gimnospermas (que têm sementes não revestidas, como o pinhão, do pinheiro do Paraná), e as angiospermas (plantas com sementes revestidas em frutos e que ...
Dentro do reino Plantae as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas são as plantas que possuem os vasos condutores evoluídos, ou seja, os vasos condutores de seiva bruta e elaborada, sendo essa uma característica que tornou possível o desenvolvimento das plantas de grande porte.
Dentro do processo evolutivo das plantas, as angiospermas apresentam um grau maior de especialização e evolução....Qual a diferença entre gimnospermas e angiospermas?
1) A diferença entre os animais e as plantas é que as plantas são seres autotróficos e os animais são heterotróficos. ... Os seres heterotróficos não são capazes de produzir seu próprio alimento e necessitam de ingerir outros seres para se manterem vivos.
Podem viver sem ar (bactérias anaeróbicas) ou com ar (aeróbicas). Já os fungos podem ser unicelulares ou pluricelulares, microscópicos como os que formam o bolor ou bem grandes como alguns tipos de cogumelos e orelhas-de-pau.